quarta-feira, 27 de abril de 2011

Francesinha entre as dez melhores sanduíches do mundo

O Aol Travel elegeu a Francesinha como uma sanduíche "de babar", numa lista de dez exemplos internacionais. O site norte-americano considerou que a iguaria portuense, apesar do seu diminutivo, de "pequena tem muito pouco".
O megasite Aol Travel, um portento dos EUA sobre destinos turísticos e lazer, descreve a Francesinha, oriunda do Porto, e conta a sua origem: "um emigrante português voltou de França para a sua terra natal e adaptou o [Croque Monsieur] - presunto e queijo grelhados, para os gostos portugueses".
Como afirma, essa adaptação "significou juntar duas fatias de pão em torno de uma combinação de carne de salsicha e presunto, coroando-a com queijo derretido e encharcá-lo com um molho de tomate e cerveja", resultando na famosa iguaria portuense.
O Aol Travel apresenta "uma lista de alguns exemplos dignos de babar", num total de dez sanduíches com origens espalhadas pelo mundo: Roujimao (China), Smorrebrod (Dinamarca), Kati Roll (Índia), Pan Bagnat (França), Gelato Sandwich (tália), Indian Taco (EUA), Chip Butty (Reino Unido) e Cemita (México).
A Francesinha é uma sanduíche recheada com linguiça, salsicha fresca, fiambre e bife, coberta de queijo, sendo depois "regada" com um molho picante, considerado a alma da receita, que tem por base tomate e cerveja. Esta especialidade portuense surgiu na década de 60, pelas mãos do português Daniel da Silva.

Sem comentários: