segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Animação

Revolta popular no Egipto

                                             
                                            Revolta na Tunísia alastra ao Mundo Árabe

sábado, 29 de janeiro de 2011

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Museu Calouste Gulbenkian

O site norte-americano The Savvy Explorer cotou o Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, entre os sete Melhores Pequenos Museus do Mundo .
As seis mil peças da Colecção Calouste Gulbenkian proporcionam um conjunto ao nível da Kunsthaus Zurich (Zurique), do Musée de l'Orangerie (Paris) e da Colecção Peggy Guggenheim (Veneza), na Europa, ou do The Clark e da Frick Collection, do outro lado do Atlântico.
A forma como a colecção é apresentada é considerada pelo guia de viagens como «engenhosa» pois, cronológica e geograficamente organizada, revela a quem a conhece uma «história da cultura humana por regiões do mundo».
Os quadros «notáveis» de Pascal Dagnon-Bouveret e as peças «meticulosas» de Arte Nova produzidas por René Lalique são os «imperdíveis», acrescenta o ranking.
SOL

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Paula Rego

O Mosquito


Estava-se a 14 de Janeiro de 1936.
Nascia, nessa data, O Mosquito, uma revista de banda desenhada (ou de histórias aos quadradinhos, como então era habitual dizer-se.

O Mosquito vinha concorrer com as revistas congéneres já existentes, cujos títulos eram igualmente sugestivos: Tic-Tac, O Senhor Doutor, Mickey e O Papagaio. Estava-se numa época em que esse tipo de publicações constituía uma das mais populares formas de entretenimento da juventude.

Um sucesso de vendas

Julgo não haver qualquer sombra de exagero nesta afirmação: O Mosquito foi, em grande parte da sua existência, um espantoso sucesso de vendas. Conforme José Ruy - seu cronista mais fidedigno -, a tiragem chegou a atingir 30.000 exemplares!

Era tal o entusiasmo que suscitava na juventude, que os seus editores se viram na necessidade de lhe encurtar a periodicidade: de semanal que fora entre o nº 1 e o 360 (com saída inicialmente às 3ªs., mais tarde às 5ªs. feiras), passou a bissemanal (com saída às 4ªs. feiras e sábados) a partir do nº 361, de 9 de Dezembro de 1942.
O que significa que chegaram a "voar" 60.000 "mosquitos" por semana!

Razões para o sucesso

É verdade que o seu preço era mais acessível do que os das revistas congéneres em publicação à data do seu aparecimento, nesse ano já remoto de 1936: enquanto que o Mickey custava, de início, 1$50 (um escudo e cinquenta centavos era equivalente, na moeda actual, a menos de um cêntimo), tal como O Senhor Doutor, e o preço do Tic-Tac e de O Papagaio era de 1$00, O Mosquito descia a fasquia para os cinquenta centavos (ou cinco tostões, como aparecia escrito na capa, ao lado ou por cima do título da revista.

Eleições Presidênciais.


Dados do estudo da Universidade Católica dizem que  o actual Presidente da República será reeleito com uma percentagem superior às obtidas por Eanes e Sampaio nos segundos mandatos.
Não haverá segunda volta, de acordo com a sondagem feita, na semana passada, pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP) para o DN, JN, RTP e Antena 1. Fazendo a projecção dos votos - além da abstenção, dos indecisos e dos que não respondem, foram retirados ainda os brancos e nulos para efeitos de cálculo -, Cavaco Silva atinge 59%, Manuel Alegre fica-se por 22%, Fernando Nobre garante 10%, Francisco Lopes obtém 6%, José Manuel Coelho chega aos 2% e Defensor Moura limita-se a 1%.
A confirmarem-se, no domingo, estes resultados, Cavaco Silva seria reeleito por uma margem superior às registadas por Ramalho Eanes em 1980 (56,44%) e por Jorge Sampaio em 2001 (55,55%) - ficando apenas longe de Mário Soares (70,35%), na recandidatura que ele próprio, enquanto líder do PSD e primeiro-ministro, apoiou.
Agora com o suporte de PS, BE e PCTP/MRPP - partidos que, em conjunto, obtiveram 47,3% nas legislativas de 2009 -, Manuel Alegre crescia apenas um ponto percentual em relação à última corrida, quando se apresentou sem apoios partidários e obteve 20,74%. Em relação aos derrotados nas recandidaturas anteriores, a diferença negativa para Ferreira do Amaral, que teve 34,68% contra Sampaio, é superior à diferença positiva relativamente a Basílio Horta, que se ficou pelos 14,16% no confronto com Mário Soares.
E o resultado de Fernando Nobre, na história das candidaturas independentes, ficaria apenas à frente de Pires Veloso (0,78%, em 1980), Galvão de Melo (0,84%, em 1980), Otelo (1,5%, em 1980) e Lurdes Pintasilgo (7,38 %, em 1986), mas a boa distância de Pinheiro de Azevedo (14,37%, em 1976), Otelo (16,46%, em 1976) e Manuel Alegre (20,74%, em 2005).

Cavaco Silva 59%, Manuel Alegre 22%, Fernando Nobre 10%, Francisco Lopes 6%, José Manuel Coelho 2% e Defensor Moura 1%, são os resultados da sondagem da Universidade Católica.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Como funciona um Ábaco?

A primeira calculadora utilizada pelo homem.

O Ábaco é um instrumento muito simples, usado para diversas operações aritméticas tais como a soma, a subtracção, a multiplicação e a divisão, e ainda na resolução de diversos problemas com fracções e raízes quadradas.
Tipicamente, o ábaco é construído de vários tipos de madeira e vem em varios tamanhos. O frame do ábaco tem uma série das hastes verticais em que um número de contas de madeira são permitidos deslizar livremente. Um feixe horizontal separa o frame em duas seções, sabidas como a plataforma superior e a plataforma inferior.
Valor Das Contas
Cada conta na plataforma superior tem um valor de 5 ; cada grânulo na plataforma inferior tem um valor de 1 . As contas são consideradas contadas, quando movidos na direcção do feixe que separa as duas plataformas.
Contagem
Depois que 5 contas são contados na plataforma inferior, o resultado "está transferido" à plataforma superior; depois que ambas as contas na plataforma superior são contados, o resultado (10) está transferido então à coluna adjacente à esquerda.
A coluna mais à direita é a coluna dos uns; adjacente à esquerda é a coluna dos dez; a seguinte junto à esquerda é a coluna das centenas, e assim por diante. Os cálculos do ponto flutuante são executados designando um espaço entre 2 colunas como o ponto decimal e todas as fileiras à direita desse espaço representam parcelas fracionárias enquanto todas as fileiras à esquerda representar dígitos do número inteiro.
                                                                     Ver

Crise financeira

A crise financeira terá custado 30 milhões de empregos a nível mundial entre 2007 e 2009, com a vaga de austeridade que os governos estão a aplicar a prejudicar ainda mais a recuperação do emprego, dizem as Nações Unidas.
"Entre 2007 e o final de 2009, perderam-se pelo menos 30 milhões de empregos a nível mundial como resultado da crise financeira", diz o ‘World Economic Situation and Prospects 2011’ da Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).
Este relatório aponta que a taxa média de desemprego na zona euro terá ficado nos 10,1 por cento em 2010, apesar de algumas melhorias verificadas no mercado de trabalho da Alemanha, comparado com 7,5 por cento registados antes da crise eclodir.
Nos Estados Unidos, as Nações Unidas esperam que a taxa de desemprego cresça até aos 10 por cento no início deste ano, e que demore muitos anos para que o emprego regresse aos níveis pré-crise.
A UNCTAD sublinha que o elevado desemprego implicará maiores constrangimentos no consumo privado, que por sua vez irá prejudicar o crescimento das economias.
ionline

O zodíaco mudou. E agora, qual é o seu signo?

O calendário do zodíaco que conhecíamos até aqui está desfasado cerca de um mês.
A notícia caiu como uma bomba entre os aficionados dos signos: Os astrónomos do Minnesota Planetarium Society, nos EUA, redifiniram o calendário do zodíaco. Na prática, quer dizer que a maioria de nós pertence ao signo anterior ao que julgava.
A confusão foi lançada por um artigo publicado no Minneapolis Star Tribune, que explicava que os antigos astrónomos da Babilónia basearam os signos na constelação na qual o Sol se encontrava no dia do nascimento. Só que, ao longo dos milénios, a força gravitacional da Lua terá feito a Terra oscilar no seu eixo, criando um salto de um mês no alinhamento das estrelas, lê-se na entrevista de um astrónomo do Minnesota Planetarium Society ao Star Tribune.
Mas há mais: é que o artigo menciona também um 13º signo, que ficaria entre Escorpião e Sagitário, mas que vários astrónomos têm desvalorizado, dizendo que se refere a uma 13ª constelação (Ophiuchus), que teria sido posta de parte pelos babilónios, por quererem apenas 12 signos.

-Para os curiosos, fica o calendário, segundo a nova perspetiva:
Capricórnio: De 20 Janeiro a 16 Fevereiro
Aquário: De 16 Fevereiro a 11 Março
Peixes: De 11 Março a 18 Abril
Carneiro: De 18 Abril a 13 Maio
Touro: De 13 Maio a 21 Junho
Gémeos: De 21 Junho a 20 Julho
Caranguejo: De 20 Julho a 10 Agosto
Leão: De 10 Agosto a 16 Setembro
Virgem: De  16 Setembro a 30 Outubro
Balança: De 30 de Outubro a 23 Novembro
Escorpião: De 23 a 29 Novembro
Serpentário (Ophiuchus): De 29 Novembro a 17 Dezembro
Sagitário: De 17 Dezembro a 20 Janeiro
Visão

Colecção “raríssima” do séc. XVIII de peixes do Brasil encontrada na Universidade de Coimbra

Cheias no Brasil

                                                   O Globo - Encontre notícias atualizadas.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CALAMIDADE NO RIO

 Entre os outros pontos do Brasil, a região serrana do estado do Rio de Janeiro é sem dúvida a mais afectada. Em Teresópolis foi decretado estado de calamidade pública e já há 800 homens da Defesa Civil a tentar localizar desaparecidos e dois abrigos para 1200 pessoas estão prontos a receber desalojados. Os números oficiais em todo o estado apontam para 96 mortes e o governador Sérgio Cabral já pediu mesmo o apoio da Marinha brasileira. Em alguns pontos do estado só se pode chegar de helicóptero e aqui, ao contrário de São Paulo, a previsão é de que a chuva vai continuar.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Philharmonia Orchestra

         A Philharmonia Orchestra é, simplesmente, uma das maiores orquestras do mundo. Regressa a Lisboa  para dois concertos distintos: na Gulbenkian, dia 11 de Janeiro, e no Coliseu dos Recreios, dia 13.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Fernando Pessoa

 Vai alta a nuvem que passa.
Vai alto o meu pensamento
Que é escravo da tu graça
    Como a nuvem o é do vento.

Fernando Pessoa,Quadras

ANIVERSÁRIO DO CLUBE DESPORTIVO E RECREATIVO PENELENSE

Maioria das entidades públicas não apresenta contas


O DN inicia uma série de trabalhos de investigação que só vão estar disponíveis na edição impressa. Hoje saiba e conheça as entidades financiadas pelo Orçamento que escapam ao controlo do Tribunal de Contas.
O trabalho de 12 páginas que hoje pode ser lido na edição em papel do Diário de Notícias resultou de uma longa investigação onde foram contabilizados os institutos, fundações e outras entidades que movimentam dinheiros públicos. O resultado é surpreendente: entre os 13740 organismos, o Tribunal de Contas só recebeu a contabilidade de 1724 e fiscalizou 418.
Saiba ainda que a cada 12 dias nasce uma fundação, que o seu dinheiro paga viagens, flores e até tapetes e que as compras online poupariam 42 mil milhões de euros por ano.
 Dn

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Sete mil milhões de pessoas em 2011

Registam-se actualmente 6.934 milhões de seres humanos a viver no planeta, ou seja, mais do que há 50 anos. No entanto, as Nações Unidas avançam que ao longo de 2011, o valor ultrapassará os sete mil milhões e, segundo as previsões, o número alcançará os nove mil milhões durante a metade deste século.

Estes números põem em causa a incapacidade de suportar recursos naturais para todos. Já uma antiga teoria de 1798, de Thomas Malthus, sustentava que a população iria crescer de forma a não acompanhar os recursos e que, por causa disso, aumentariam as guerras, epidemias, a fome entre os pobres para alcançar o equilíbrio
.

 
Um documento apresentado em Hannover (Alemanha) relembra esta semana que nascem 2,6 crianças por segundo, sendo que 82 por cento dessa população vive em países em desenvolvimento. Em África cresce a maior ritmo.

Prevê-se que a população africana alcance os dois milhões em 2050 – que equivale ao dobro de 2010. A maioria dos países africanos já não produz o suficiente para os seus habitantes. E a pobreza do continente poderia ser reduzida até a uma quinta parte, caso não ocorressem gravidezes indesejadas.

Acredita-se que chegaremos aos nove mil milhões, mas a estabilidade não depende apenas do planeamento familiar, mas sim da diminuição da pobreza e do equilíbrio dos recursos.
www.cienciahoje.pt/

Malangatana

       Malangatana Valente Nguenha  6 de junho de 1936 5 de janeiro de 2011) foi um dos pintores  moçambicanos mais conhecidos em todo o mundo. Em 1997 foi nomeado pela UNESCO "Artista pela Paz".

Primeiro eclipse solar de 2011



Poesia

O  mundo,ó alma cansada,´
É uma porta aberta,por onde
Se vê,logo defronte,
Uma outra porta,fechada.

Fernando Pessoa

FUTURO SLOGAN DO FMI‏

terça-feira, 4 de janeiro de 2011