terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Como funciona um Ábaco?

A primeira calculadora utilizada pelo homem.

O Ábaco é um instrumento muito simples, usado para diversas operações aritméticas tais como a soma, a subtracção, a multiplicação e a divisão, e ainda na resolução de diversos problemas com fracções e raízes quadradas.
Tipicamente, o ábaco é construído de vários tipos de madeira e vem em varios tamanhos. O frame do ábaco tem uma série das hastes verticais em que um número de contas de madeira são permitidos deslizar livremente. Um feixe horizontal separa o frame em duas seções, sabidas como a plataforma superior e a plataforma inferior.
Valor Das Contas
Cada conta na plataforma superior tem um valor de 5 ; cada grânulo na plataforma inferior tem um valor de 1 . As contas são consideradas contadas, quando movidos na direcção do feixe que separa as duas plataformas.
Contagem
Depois que 5 contas são contados na plataforma inferior, o resultado "está transferido" à plataforma superior; depois que ambas as contas na plataforma superior são contados, o resultado (10) está transferido então à coluna adjacente à esquerda.
A coluna mais à direita é a coluna dos uns; adjacente à esquerda é a coluna dos dez; a seguinte junto à esquerda é a coluna das centenas, e assim por diante. Os cálculos do ponto flutuante são executados designando um espaço entre 2 colunas como o ponto decimal e todas as fileiras à direita desse espaço representam parcelas fracionárias enquanto todas as fileiras à esquerda representar dígitos do número inteiro.
                                                                     Ver

1 comentário:

Unknown disse...

vc tem que falar mais sobre COMO FUNCIONA UM ÁBACO.