sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Miúdas nuas e vinho tinto



.Diogo Moreira é um jovem fotógrafo de Aveiro que recebeu um convite original: fazer uma exposição onde unisse o seu tema de eleição - o nu feminino - e os cenários vínicos emblemáticos da Bairrada.


Entre o parque de barricas de vinho e as caves de espumante e aguardente das históricas Caves Aliança, em Sangalhos, o fotógrafo autodidacta encontrou o cenário perfeito para realizar as sensuais fotografias. "Depois da visita a algumas caves, achei que as Caves Aliança tinham todo o potencial e essência intemporal para as fotografias. Considero que foi um processo criativo muito emocional, todo aquele ambiente e força vínica, a percepção olfactiva... Todos os elementos ajudaram a criatividade", explica Diogo Moreira, que tem como referência o trabalho de fotógrafos como Andreas Bitesnich, Sascha Huttenhain e David Lachapelle.

A exposição "Di Vino - Vinho a Nu" - encomendada pela direcção do Museu do Vinho da Bairrada e pela Galeria Nuno Sacramento - é composta por 16 fotografias a cores e a preto e branco, nas quais uma modelo posa entre rolhas de cortiça, barris de vinho e pilhas de garrafas, como veio ao mundo.

Ainda assim, Diogo Moreira, optou por não revelar "algumas partes do corpo", para não chocar o espectador. "Gosto de imagens agressivas, poses fortes da modelo onde o corpo feminino é exaltado com a sua beleza natural", explica. "Acima de tudo gosto que as mulheres olhem para as minhas fotos e vejam retratado o seu carisma único, que vejam não a exploração do corpo mas, sim, todo o valor do eu feminino ali retratado e, neste caso, associado a um líquido tão divino e sempre enobrecido ao longo dos tempos." O comendador Joe Berardo deve concordar com esta explicação, porque aceitou apadrinhar a mostra do fotógrafo de 26 anos.
A exposição "Sangue & Corpo Di Vino - Vinho a Nu" inaugura amanhã e pode ser vista até 30 de Abril no Museu do Vinho da Bairrada (Avenida Eng.º Tavares da Silva, Anadia), de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e aos fins- -de-semana e feriados, das 11h00 às 19h00.


Enviar um comentário