Realizou-se em Coruche, no rio Sorraia, nos dias 4 e 5 de Setembro, o 16.º Campeonato da Europa de Pesca Desportiva.
A prova contou com a presença das principais Selecções dominantes no panorama internacional, nomeadamente Inglaterra, Itália, Hungria e França, as quais não facilitaram a vida à Selecção Nacional.
Dos seis atletas que compõem a Selecção Portuguesa, dois são da Associação de Pesca Vega de Santa Comba Dão, José Calado e Márcio Gaio, este natural de Gondomar.
Até à realização deste 16.º Campeonato Europeu e 57.º Campeonato Mundial, Portugal nunca tinha conseguido uma vitória por Nações no seu historial. O melhor resultado conseguido foi no ano de 2002 em Coimbra, ano em que se sagrou Vice-Campeão do Mundo e em que José Calado também participou.
Com esta vitória, José Calado conseguiu finalmente quebrar o enguiço após a participação em 9 Mundiais de Nações, 7 Campeonatos do Mundo de Clubes e 8 Campeonatos da Europa, acumulando um título de Campeão do Mundo em 2005, dois títulos de Vice-Campeão do Mundo em 2002 e 2008 e agora o título de Campeão Europeu.
Nesta prova, que contou com a presença de 102 atletas, as principais técnicas de pesca praticadas foram a “Inglesa”, em que se utilizam canas curtas com passadores e recurso a carreto, que permite a pesca a grandes distâncias, e a “Roubassienne ou Francesa”, que recorre à utilização de canas de carbono com um comprimento máximo de 13 metros e com pesos inferiores a 1kg.
Os pesos médios das capturas foram na ordem dos 2.2Kg e, como curiosidade, todo o peixe capturado foi mantido dentro de água numa manga de rede especial com um comprimento mínimo de 3 metros para que se mantivessem vivos durante as 3 horas de prova. No final da prova procedeu-se à pesagem e todo o peixe foi imediatamente devolvido à água vivo e em perfeitas condições de sobrevivência.
Foram capturados 3.846 exemplares, totalizando um peso de 373,43 Kg.
Classificação Final:
1.º Portugal 30 Pts,
2.º Inglaterra 32 Pts,
3.º Itália 45 Pts,
4.º Espanha 61 Pts.
Farol da nossa terra
Sem comentários:
Enviar um comentário