 
 
 
 
Gifs by Oriza - Lindos gifs, poemas, mensagens, recadinhos, scraps
 
 
 Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio.
 Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio. Desengane-se se pensa que é na Big Apple que poderia ter uma vida melhor. Segundo um estudo mundial sobre qualidade de Vida, da consultora Mercer , Lisboa surge em 44º lugar, com uma pontuação de 100.3 pontos (empatada com Washington e Chicago), à frente de cidades, como Nova Iorque (100.0), Roma (98.9) ou Madrid (100.2).
Desengane-se se pensa que é na Big Apple que poderia ter uma vida melhor. Segundo um estudo mundial sobre qualidade de Vida, da consultora Mercer , Lisboa surge em 44º lugar, com uma pontuação de 100.3 pontos (empatada com Washington e Chicago), à frente de cidades, como Nova Iorque (100.0), Roma (98.9) ou Madrid (100.2). A Albânia, antigo país comunista, durante muito tempo marcado por uma imagem negativa de corrupção e crime organizado, depositou hoje formalmente, em Praga, a sua candidatura à União Europeia (UE).“Um trabalho enorme espera a Albânia, declarou o primeiro-ministro checo, Mirek Topolanek, cujo país assegura a presidência semestral da União Europeia, depois de ter recebido os documentos oficiais do seu homólogo albanês, Sali Berisha. O depósito da candidatura não é senão um primeiro passo para a obtenção do estatuto de candidato, um processo muito longo que necessita do acordo dos 27 Estados-membros da UE. Vários países europeus exprimiram fortes reticências às candidaturas dos países balcânicos, afirmando que, entre outras coisas, o problema institucional da União, com a ratificação do Tratado de Lisboa, deverá ser resolvido antes. A Albânia, que compreende hoje três milhões de habitantes, juntou-se à NATO no dia 1 de Abril, ao mesmo tempo que a Croácia.
A Albânia, antigo país comunista, durante muito tempo marcado por uma imagem negativa de corrupção e crime organizado, depositou hoje formalmente, em Praga, a sua candidatura à União Europeia (UE).“Um trabalho enorme espera a Albânia, declarou o primeiro-ministro checo, Mirek Topolanek, cujo país assegura a presidência semestral da União Europeia, depois de ter recebido os documentos oficiais do seu homólogo albanês, Sali Berisha. O depósito da candidatura não é senão um primeiro passo para a obtenção do estatuto de candidato, um processo muito longo que necessita do acordo dos 27 Estados-membros da UE. Vários países europeus exprimiram fortes reticências às candidaturas dos países balcânicos, afirmando que, entre outras coisas, o problema institucional da União, com a ratificação do Tratado de Lisboa, deverá ser resolvido antes. A Albânia, que compreende hoje três milhões de habitantes, juntou-se à NATO no dia 1 de Abril, ao mesmo tempo que a Croácia. O prazo para a entrega de listas no TC terminou hoje. Segundo o gabinete de imprensa daquele Tribunal, entregaram candidaturas o PS, PDS, CDS-PP, CDU [coligação PCP/PEV], Bloco de Esquerda, Movimento Esperança Portugal, Movimento Mérito e Sociedade, o PNR, o PCTP-MRPP, POUS, Partido Humanista e o MPT-Movimento Partido da Terra.
O prazo para a entrega de listas no TC terminou hoje. Segundo o gabinete de imprensa daquele Tribunal, entregaram candidaturas o PS, PDS, CDS-PP, CDU [coligação PCP/PEV], Bloco de Esquerda, Movimento Esperança Portugal, Movimento Mérito e Sociedade, o PNR, o PCTP-MRPP, POUS, Partido Humanista e o MPT-Movimento Partido da Terra.sol
 Claro que hoje se fala mais de bancarrota do que de Aljubarrota. Mas Nun'Álvares Cernache do Bonjardim, falecido em 1431, com 71 anos, vai ser reconhecido santo. Paradoxal destino, de quem foi Generalíssimo, o Condestável, chefe de um exército "moderno", sustentando a teimosia de ficar aqui.
Claro que hoje se fala mais de bancarrota do que de Aljubarrota. Mas Nun'Álvares Cernache do Bonjardim, falecido em 1431, com 71 anos, vai ser reconhecido santo. Paradoxal destino, de quem foi Generalíssimo, o Condestável, chefe de um exército "moderno", sustentando a teimosia de ficar aqui. A gripe suína ou gripe porcina é uma doença causada por uma variante do vírus H1N1. O vírus pode ser transmitido através de contacto com animais e objetos contaminados. Uma nova variante do vírus pode ser transmitida entre humanos e é considerada epidêmica no México. O governo mexicano anunciou 149 mortes confirmadas causadas pelo H1N1 e 1600 casos suspeitos o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar que a doença é uma "emergência na saúde pública internacional", e tem grandes hipóteses de se tornar uma pandemia.wikipédia
 A gripe suína ou gripe porcina é uma doença causada por uma variante do vírus H1N1. O vírus pode ser transmitido através de contacto com animais e objetos contaminados. Uma nova variante do vírus pode ser transmitida entre humanos e é considerada epidêmica no México. O governo mexicano anunciou 149 mortes confirmadas causadas pelo H1N1 e 1600 casos suspeitos o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar que a doença é uma "emergência na saúde pública internacional", e tem grandes hipóteses de se tornar uma pandemia.wikipédia
 Com mãos se faz a paz se faz a guerra.
 Com mãos se faz a paz se faz a guerra.
 Revolução dos Cravos é o nome dado ao golpe de estado militar que derrubou, num só dia, sem grande resistência das forças leais ao governo - que cederam perante a revolta das forças armadas - o regime político que vigorava em Portugal desde 1926. O levantamento, também conhecido pelos portugueses como 25 de Abril, foi conduzido em 1974 pelos oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial. Considera-se, em termos gerais, que esta revolução trouxe a liberdade ao povo português (denominando-se "Dia da Liberdade" o feriado instituído em Portugal para comemorar a revolução).
Revolução dos Cravos é o nome dado ao golpe de estado militar que derrubou, num só dia, sem grande resistência das forças leais ao governo - que cederam perante a revolta das forças armadas - o regime político que vigorava em Portugal desde 1926. O levantamento, também conhecido pelos portugueses como 25 de Abril, foi conduzido em 1974 pelos oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial. Considera-se, em termos gerais, que esta revolução trouxe a liberdade ao povo português (denominando-se "Dia da Liberdade" o feriado instituído em Portugal para comemorar a revolução). Na sequência do golpe militar de 28 de Maio de 1926, foi implementado em Portugal um regime autoritário de inspiração fascista. Com a Constituição de 1933 o regime é remodelado, auto-denominando-se Estado Novo e Oliveira Salazar passou a controlar o país, não mais abandonando o poder até 1968, quando este lhe foi retirado por incapacidade, na sequência de uma queda em que sofreu lesões cerebrais. Foi substituído por Marcelo Caetano que dirigiu o país até ser deposto no 25 de Abril de 1974.
Na sequência do golpe militar de 28 de Maio de 1926, foi implementado em Portugal um regime autoritário de inspiração fascista. Com a Constituição de 1933 o regime é remodelado, auto-denominando-se Estado Novo e Oliveira Salazar passou a controlar o país, não mais abandonando o poder até 1968, quando este lhe foi retirado por incapacidade, na sequência de uma queda em que sofreu lesões cerebrais. Foi substituído por Marcelo Caetano que dirigiu o país até ser deposto no 25 de Abril de 1974. .A primeira reunião clandestina de capitães foi realizada em Bissau, em 21 de Agosto de 1973. Uma nova reunião, em 9 de Setembro de 1973 no Monte Sobral (Alcáçovas) dá origem ao Movimento das Forças Armadas. No dia 5 de Março de 1974 é aprovado o primeiro documento do movimento: "Os Militares, as Forças Armadas e a Nação". Este documento é posto a circular clandestinamente. No dia 14 de Março o governo demite os generais Spínola e Costa Gomes dos cargos de Vice-Chefe e Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, alegadamente, por estes se terem recusado a participar numa cerimónia de apoio ao regime. No entanto, a verdadeira causa da expulsão dos dois Generais foi o facto do primeiro ter escrito, com a cobertura do segundo, um livro, "Portugal e o Futuro", no qual, pela primeira vez uma alta patente advogava a necessidade de uma solução política para as revoltas separatistas nas colónias e não uma solução militar. No dia 24 de Março a última reunião clandestina decide o derrube do regime pela força.
.A primeira reunião clandestina de capitães foi realizada em Bissau, em 21 de Agosto de 1973. Uma nova reunião, em 9 de Setembro de 1973 no Monte Sobral (Alcáçovas) dá origem ao Movimento das Forças Armadas. No dia 5 de Março de 1974 é aprovado o primeiro documento do movimento: "Os Militares, as Forças Armadas e a Nação". Este documento é posto a circular clandestinamente. No dia 14 de Março o governo demite os generais Spínola e Costa Gomes dos cargos de Vice-Chefe e Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, alegadamente, por estes se terem recusado a participar numa cerimónia de apoio ao regime. No entanto, a verdadeira causa da expulsão dos dois Generais foi o facto do primeiro ter escrito, com a cobertura do segundo, um livro, "Portugal e o Futuro", no qual, pela primeira vez uma alta patente advogava a necessidade de uma solução política para as revoltas separatistas nas colónias e não uma solução militar. No dia 24 de Março a última reunião clandestina decide o derrube do regime pela força. No dia 24 de Abril de 1974, um grupo de militares comandados por Otelo Saraiva de Carvalho instalou secretamente o posto de comando do movimento golpista no quartel da Pontinha, em Lisboa.
 No dia 24 de Abril de 1974, um grupo de militares comandados por Otelo Saraiva de Carvalho instalou secretamente o posto de comando do movimento golpista no quartel da Pontinha, em Lisboa. No dia seguinte, forma-se a Junta de Salvação Nacional, constituída por militares, e que procederá a um governo de transição. O essencial do programa do MFA é, amiúde, resumido no programa dos três D: Democratizar, Descolonizar, Desenvolver.
No dia seguinte, forma-se a Junta de Salvação Nacional, constituída por militares, e que procederá a um governo de transição. O essencial do programa do MFA é, amiúde, resumido no programa dos três D: Democratizar, Descolonizar, Desenvolver. O 25 de abril de 1974 continua a dividir a sociedade portuguesa, sobretudo nos estratos mais velhos da população que viveram os acontecimentos, nas facções extremas do espectro político e nas pessoas politicamente mais empenhadas. A análise que se segue refere-se apenas às divisões entre estes estratos sociais.
 O 25 de abril de 1974 continua a dividir a sociedade portuguesa, sobretudo nos estratos mais velhos da população que viveram os acontecimentos, nas facções extremas do espectro político e nas pessoas politicamente mais empenhadas. A análise que se segue refere-se apenas às divisões entre estes estratos sociais. Trinta e cinco anos depois da Revolução de Abril, há mais dois milhões de portugueses. Apesar de terem menos filhos, vivem mais tempo, e a chegada dos imigrantes ajudou a população a crescer.
Trinta e cinco anos depois da Revolução de Abril, há mais dois milhões de portugueses. Apesar de terem menos filhos, vivem mais tempo, e a chegada dos imigrantes ajudou a população a crescer.RCR/CC
Lusa
 Foi assinado, recentemente, o Protocolo de Colaboração entre as entidades promotoras da Universidade Sénior de Santa Comba Dão. É objectivo de cada uma das entidades envolvidas criar e proporcionar condições ao bom funcionamento da Universidade, salvaguardando a sua identidade e autonomia. Baseados nos princípios que regem a Universidade, os parceiros sociais assumiram compromissos específicos que poderão ser sintetizados da seguinte forma: Tomgradual Academia de Estudos: Organização e realização da prática pedagógica;
Foi assinado, recentemente, o Protocolo de Colaboração entre as entidades promotoras da Universidade Sénior de Santa Comba Dão. É objectivo de cada uma das entidades envolvidas criar e proporcionar condições ao bom funcionamento da Universidade, salvaguardando a sua identidade e autonomia. Baseados nos princípios que regem a Universidade, os parceiros sociais assumiram compromissos específicos que poderão ser sintetizados da seguinte forma: Tomgradual Academia de Estudos: Organização e realização da prática pedagógica; A comissão de trabalhadores (CT) da PSA Peugeot-Citröen de Mangualde deu parecer negativo à proposta de lay-off que a empresa quer implementar entre Maio e Outubro, alegando razões económicas e financeiras, motivadas pela quebra de produção que ultrapassa os 50 por cento.A CT considera que a empresa não disponibilizou a documentação necessária para fundamentar as dificuldades, nomeadamente o balanço geral da empresa de 2008 e balancetes trimestrais deste ano.O lay-off irá abranger 840 dos cerca de 900 trabalhadores, mas Jorge Abreu, presidente da CT realça que a administração também não entregou os critérios de selecção do pessoal que será abrangido por esta medida.A comissão considera também que a Citröen quer avançar para o lay-off, sem que antes tenham sido esgotados todos os mecanismos legais, designadamente o acesso à formação.O parecer da comissão de trabalhadores não é vinculativo, pelo que a empresa poderá suspender a actividade laboral já em Maio, desde que obtenha autorização da Direcção-Geral de Emprego e das Relações do trabalho (DGERT). Jorge Abreu afirma que nesta altura os trabalhadores ponderam todas as formas de luta, sem no entanto especificar se poderão avançar para a greve ou manifestações.
 A comissão de trabalhadores (CT) da PSA Peugeot-Citröen de Mangualde deu parecer negativo à proposta de lay-off que a empresa quer implementar entre Maio e Outubro, alegando razões económicas e financeiras, motivadas pela quebra de produção que ultrapassa os 50 por cento.A CT considera que a empresa não disponibilizou a documentação necessária para fundamentar as dificuldades, nomeadamente o balanço geral da empresa de 2008 e balancetes trimestrais deste ano.O lay-off irá abranger 840 dos cerca de 900 trabalhadores, mas Jorge Abreu, presidente da CT realça que a administração também não entregou os critérios de selecção do pessoal que será abrangido por esta medida.A comissão considera também que a Citröen quer avançar para o lay-off, sem que antes tenham sido esgotados todos os mecanismos legais, designadamente o acesso à formação.O parecer da comissão de trabalhadores não é vinculativo, pelo que a empresa poderá suspender a actividade laboral já em Maio, desde que obtenha autorização da Direcção-Geral de Emprego e das Relações do trabalho (DGERT). Jorge Abreu afirma que nesta altura os trabalhadores ponderam todas as formas de luta, sem no entanto especificar se poderão avançar para a greve ou manifestações. Foi esta tarde aprovada, por consenso, a declaração final da conferência sobre o racismo, que se prolonga até sexta-feira, numa iniciativa destinada a salvar do fracasso a reunião das Nações Unidas, abalada ontem por um polémico discurso do Presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.A aprovação do documento, negociado durante meses, estava prevista apenas para o último dia dos trabalhos, mas alguns grupos regionais solicitaram a antecipação do voto, para que a conferência não ficasse refém das declarações de Ahmadinejad e das tentativas de alguns países para centrar as discussões na questão israelo-palestinianas.Essa discussão tinha já marcado os trabalhos preparatórios da cimeira, levando nove países (Estados Unidos, Israel, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha, Itália, Polónia e Holanda) a boicotar o encontro. Face à polémica anunciada, os restantes países fizeram-se representar pelos chefes da diplomacia ou (como aconteceu com os restantes estados-membros da UE) pelos seus embaixadores junto da ONU em Genebra.A declaração final do encontro centra-se no combate ao racismo associado à imigração e pobreza e à discriminação das minorias, não fazendo quaisquer críticas ou mesmo referências ao tratamento dos palestinianos em Israel. Contudo, um dos parágrafos reafirma as conclusões da primeira cimeira sobre o racismo, realizada em Durban em 2001, que as delegações israelita e norte-americana abandonaram face às propostas de alguns países árabes para identificar como racista o sionismo (movimento que levou à criação do Estado judaico).
Foi esta tarde aprovada, por consenso, a declaração final da conferência sobre o racismo, que se prolonga até sexta-feira, numa iniciativa destinada a salvar do fracasso a reunião das Nações Unidas, abalada ontem por um polémico discurso do Presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.A aprovação do documento, negociado durante meses, estava prevista apenas para o último dia dos trabalhos, mas alguns grupos regionais solicitaram a antecipação do voto, para que a conferência não ficasse refém das declarações de Ahmadinejad e das tentativas de alguns países para centrar as discussões na questão israelo-palestinianas.Essa discussão tinha já marcado os trabalhos preparatórios da cimeira, levando nove países (Estados Unidos, Israel, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha, Itália, Polónia e Holanda) a boicotar o encontro. Face à polémica anunciada, os restantes países fizeram-se representar pelos chefes da diplomacia ou (como aconteceu com os restantes estados-membros da UE) pelos seus embaixadores junto da ONU em Genebra.A declaração final do encontro centra-se no combate ao racismo associado à imigração e pobreza e à discriminação das minorias, não fazendo quaisquer críticas ou mesmo referências ao tratamento dos palestinianos em Israel. Contudo, um dos parágrafos reafirma as conclusões da primeira cimeira sobre o racismo, realizada em Durban em 2001, que as delegações israelita e norte-americana abandonaram face às propostas de alguns países árabes para identificar como racista o sionismo (movimento que levou à criação do Estado judaico). O que se esperava aconteceu. Igual a si próprio, o Presidente do Irão, Mahmud Ahmadinejad, utilizou a tribuna do Palácio das Nações, em Genebra para invectivar Israel e o Ocidente. Num ambiente já tenso - dado o boicote da conferência por um grupo de países - as afirmações do dirigente iraniano levaram delegados europeus a abandonar a sala, onde continuaram protestos contra o discurso.
O que se esperava aconteceu. Igual a si próprio, o Presidente do Irão, Mahmud Ahmadinejad, utilizou a tribuna do Palácio das Nações, em Genebra para invectivar Israel e o Ocidente. Num ambiente já tenso - dado o boicote da conferência por um grupo de países - as afirmações do dirigente iraniano levaram delegados europeus a abandonar a sala, onde continuaram protestos contra o discurso.dn
 As fraquezas de segurança e as falsas promessas de privacidade das cada vez mais populares redes sociais online podem permitir acções maliciosas, incluindo roubo de identidade, para aceder a extensa informação pessoal dos utilizadores.
As fraquezas de segurança e as falsas promessas de privacidade das cada vez mais populares redes sociais online podem permitir acções maliciosas, incluindo roubo de identidade, para aceder a extensa informação pessoal dos utilizadores. Um assalto a um cabeleireiro na Rússia está a mobilizar a polícia. O crime envolve o assaltante e a cabeleireira do estabelecimento assaltado, avança o jornal G1.
Um assalto a um cabeleireiro na Rússia está a mobilizar a polícia. O crime envolve o assaltante e a cabeleireira do estabelecimento assaltado, avança o jornal G1. O número de produtos perigosos retirados do mercado europeu aumentou 16 por cento em 2008, para 1.866, sendo quase 60 por cento destes fabricados na China, segundo relatório divulgado esta segunda-feira pela Comissão Europeia em Bruxelas.
 O número de produtos perigosos retirados do mercado europeu aumentou 16 por cento em 2008, para 1.866, sendo quase 60 por cento destes fabricados na China, segundo relatório divulgado esta segunda-feira pela Comissão Europeia em Bruxelas.iol
 Em Portugal, existem cerca de dois milhões de hipertensos. Destes, apenas metade tem conhecimento de que tem pressão arterial elevada, apenas um quarto está medicado e apenas 16 por cento estão controlados.
Em Portugal, existem cerca de dois milhões de hipertensos. Destes, apenas metade tem conhecimento de que tem pressão arterial elevada, apenas um quarto está medicado e apenas 16 por cento estão controlados. A conferência das Nações Unidas sobre o racismo arranca esta segunda-feira em Genebra sob um clima de incerteza e boicote.
A conferência das Nações Unidas sobre o racismo arranca esta segunda-feira em Genebra sob um clima de incerteza e boicote. O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, que tem vindo a ser objecto de complexas obras de reabilitação desde 1991, vai reabrir ao público no próximo sábado, numa sessão que será presidida pelo ministro da Cultura.
O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, que tem vindo a ser objecto de complexas obras de reabilitação desde 1991, vai reabrir ao público no próximo sábado, numa sessão que será presidida pelo ministro da Cultura. A sociedade portuguesa desenvolveu nestes últimos 35 anos de regime democrático um conjunto vasto de princípios e práticas de participação dos cidadãos na vida pública, nomeadamente através de normas constitucionais e da consequente produção legislativa, que enquadrou e regulou todo o edifício político institucional, conducente quer à constituição de partidos políticos e à eleição por sufrágio universal dos diversos órgãos de soberania e autarquias locais, quer à definição do exercício da gestão democrática das instituições da sociedade civil como Escolas, IPSSs, Associações Sociais, Profissionais, Empresariais e Sindicais, etc.
 A sociedade portuguesa desenvolveu nestes últimos 35 anos de regime democrático um conjunto vasto de princípios e práticas de participação dos cidadãos na vida pública, nomeadamente através de normas constitucionais e da consequente produção legislativa, que enquadrou e regulou todo o edifício político institucional, conducente quer à constituição de partidos políticos e à eleição por sufrágio universal dos diversos órgãos de soberania e autarquias locais, quer à definição do exercício da gestão democrática das instituições da sociedade civil como Escolas, IPSSs, Associações Sociais, Profissionais, Empresariais e Sindicais, etc.