terça-feira, 14 de abril de 2009

Assuma o controlo

A maioria das mulheres desconhece o preservativo feminino. Mas existe, previne gravidezes indesejáveis e doenças sexualmente transmissíveis. Informe-se.
Há milhares de anos que as mulheres usam diferentes e variados métodos contraceptivos, desde o clássico coito interrompido até a métodos mais ancestrais como os praticados no Egipto antigo - duches de mel e de preparados espermicidas feitos com excrementos(!) de crocodilo.E se o primeiro preservativo surgiu em 1842, a primeira pílula anticonceptiva só chegou 18 anos depois. Actualmente, os casais adoptam mais do que um método contraceptivo, não só para evitarem uma gravidez não programada mas também o contágio com doenças sexualmente transmissíveis como a SIDA ou a Hepatite B.O preservativo feminino é um método relativamente recente e pouco usual, e raras são as mulheres que conhecem o seu funcionamento, vantagens, desvantagens ou quem o pode usar.Nesse sentido, a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/Sida em parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), lançaram uma campanha televisiva - “Mulher Preventiva”. Objectivo? Alertarem a população feminina portuguesa para a existência deste novo contraceptivo e promoverem a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Eficácia:

Se usado correctamente, a sua eficácia é alta e varia entre os 82 e os 97%.Vantagens- Evita que o esperma tenha acesso ao aparelho reprodutor feminino;- Evita que os microrganismos (DST) passem de um parceiro para outro;- Não é necessária receita médica;- Pode ser inserido em qualquer altura e em qualquer local;- Medicamente seguro, sem efeitos secundários;- Previne de doenças do colo do útero;- É mais resistente que o preservativo masculino;- Pode ser utilizado com lubrificante;- Não afecta a amamentação;- Não interfere com o coito (pode ser inserido até oito horas antes).

Desvantagens-

Diminui a sensação vaginal;- Necessita de ser planeado com antecedência;- Pode ser difícil de inserir;- Elevado custo em comparação com o masculino e é mais difícil de adquirir que os preservativos masculinos;- Pode fazer barulho durante o acto sexual;Efeitos colateraisAlergia ou irritação, que pode ser reduzida com o uso de lubrificantes à base de água.Quem não deve usar?Todas as mulheres....- com prolapso uterino;- com o estreitamento do canal vaginal;- com anomalias genitais.Este artigo não dispensa a consulta de informação clínica sobre o tema e, sobretudo, os conselhos do seu médico de família.

Sem comentários: