Quer que os seus filhos leiam mais? Veja o que você pode fazer no dia-a-dia para conseguir resultadosPor vezes, o desinteresse dos mais novos pela leitura deve-se ao facto de terem demasiadas alternativas. A televisão, os videojogos, o computador e uma quantidade interminável de brinquedos, não deixam tempo para os livros. Mas duvida que o seu filho ganha mais em passar uma tarde a ler uma história que vai apelar à imaginação do que horas com um jogo cujo principal objectivo é exterminar adversários de carácter duvidoso?
O simples gesto de lhe ler um livro ao seu filho pode ter um significado especial, que ele recordará em adulto. Para além da importância afectiva, fomenta a criatividade, desenvolve o vocabulário e estimula a aprendizagem das noções de Bem e Mal.
É crucial que a leitura nunca se torne uma obrigação. Tem de ser um prazer. O interesse pela leitura não se resume apenas a livros. Compre revistas para a idade dele e sempre que ler o jornal, se considerar que há uma notícia que o pode interessar, leia-lha em voz alta.
Criar o hábito - Crie um horário de leitura. No banho ou antes de dormir, por exemplo - Ensine ao seu filho que os livros devem ser respeitados e bem conservados. Não dobrar as páginas, não riscar e arrumá-los num local próprio. Deixe os livros num local acessível às crianças. - Deixe a criança participar na escolha do livro. Leve-o consigo às livrarias. Algumas têm um espaço para os mais novos. - Quando lhe ler uma história, interprete cada personagem. Leve a tarefa a sério. Faça uma voz diferente para cada interveniente. - Leia pausadamente, para que a criança perceba todas as palavras. Isto enriquece o vocabulário e os conhecimentos. Explique-lhe os termos difíceis. - Quando lerem um livro, conversem sobre a história e depois peça-lhe para fazer um desenho sobre a trama. - Leve-o ao cimena ou teatro e depois leia com ele a história que deu origem ao guião.
Um livro para cada idade - Até aos 2 anos: Os livros para bebés estimulam a comunicação através do tacto, do movimento e da imagem. Sons e movimentos seduzem as crianças. Rimas, canções acompanhadas de gestos também agradam. Nas livrarias encontra livros indicados para esta idade em muitos materiais: madeira, tecido, plástico (para o banho), com som... - Entre os 2 e os 4 anos: Esta é a fase em que a imaginação das crianças é mais activa. A fantasia permite-lhes dar vida a todos os objectos. Contos, fábulas, poesias, histórias com música ou para para pintar interessam-lhes muito. Os jogos também costumam despertar curiosidade. - Entre os 4 e os 6 anos: Adivinhas, piadas, curiosidades, explicações sobre o modo de funcionamento de tudo o que nos. Apelam à concentração e à memorização - Entre os 6 e os 8 anos: Enciclopédias ilustradas, textos sobre o corpo humano, desporto, música, internet são áreas pelas quais as crianças revelam interesse. Este tipo de livros ajuda a desenvolver interesse e conhecimento futuros. - Até aos 12 anos: As histórias de aventura com personagens de idade próxima ao leitor, ficçãoo científica, diários e histórias reais. Este tipo de leitura fornece diferentes pontos de vista para interpretar o mundo e a actualidade.
iol
Sem comentários:
Enviar um comentário