A escritora Corín Tellado, a autora mais lida em espanhol depois de Miguel de Cervantes, morreu este sábado em Gijón. Tinha 82 anos. Da sua carreira, consta a publicação de mais de quatro mil novelas românticas.
Corín Tellado, cujo verdadeiro nome é Maria del Socorro Tellado Lopez, publicou mais de quatro mil novelas românticas ao longo da carreira de quase 56 anos, das quais vendeu 400 milhões de exemplares, o que lhe valeu estar inscrita no livro Guinesss de recordes desde 1994. A popular escritora nasceu na localidade de Viavélez, nas Astúrias, a 25 de Abril de 1926.
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), era a escritora mais lida em espanhol depois do celebrado autor de «Dom Quixote», Miguel de Cervantes. Muitos dos seus títulos foram publicados em Portugal, nomeadamente pela Agência Portuguesa de Revistas, extinta em 1987, que os tornou conhecidos tanto em pequeno formato como no de fotonovela. Os seus relatos, de forte carga sentimental com sugestões de erotismo, são considerados precursores das actuais telenovelas. Embora fosse muito popular entre as leitoras, a sua «literatura cor de rosa» era criticada como género literário menor. A essas críticas, respondia que escrevia «para entreter o leitor» e que não tinha de se envergonhar por isso.
tsf
Sem comentários:
Enviar um comentário