domingo, 22 de novembro de 2009

Nova 'História de Portugal' actualiza conceitos



O volume sintetiza a História de Portugal desde a fundação à actualidade, «numa narrativa em que houve um esforço para se ser claro mas transmitir a História na sua complexidade e profundidade», disse à Lusa o historiador. O volume coordenado por Rui Ramos, que conta ainda com as colaborações dos historiadores Bernardo Vasconcelos e Sousa e Nuno Gonçalo Monteiro, é apresentado na próxima quinta-feira à tarde na sala Portugal da Sociedade de Geografia de Lisboa, à Rua das Portas de St.º Antão.
A actual edição da História de Portugal é «uma síntese» em 973 páginas, incluindo fotografias, mapas, uma cronologia, listas de chefes de Estado e de Governo, várias notas e bibliografia, «procura reflectir a mudança operada na historiografia, nos últimos 30 anos».
«A História em Portugal mudou muito nos últimos 30 anos, há muita gente a fazê-la com novos métodos e novas perspectivas, e era importante que esta síntese reflectisse isso mesmo de uma forma que todos entendessem», salientou Rui Ramos.
A História de Portugal apresenta um novo esquema cronológico, não dividindo os diferentes períodos nem por dinastias, nem por ciclos económico-sociais.
Relativamente ao período mais recente, a partir da década de 1980, Rui Ramos afirmou que se optou «por um discurso narrativo diferente, sem uma análise político-social pois é tudo muito recente, mas não se deixou de marcar as grandes opções, as grandes viragens, sendo essencialmente informativo».
Bernardo Vasconcelos e Sousa foi o responsável pelo período desde a fundação da nacionalidade até finais do século XV (reinado de D. João II), Nuno Gonçalves Monteiro pelo período seguinte até às invasões francesas (1807), e Rui Ramos a partir daqui até à actualidade, bem como a coordenação da obra.
Rui Ramos referiu a introdução de «conceitos inovadores» como o da «monarquia barroca» (1668-1750) ou a atenção dada ao período antecedente, a Restauração (1640-1668), algumas das inovações desta obra.
«O reino quinhentista (1481-1557) por exemplo, tem muita coisa nova e que não era até aqui integrada desta forma ou até tida em conta», realçou.
Bernardo Vasconcelos e Sousa é professor na Universidade Nova, autor de vários artigos e obras, entre elas, a biografia do Rei Afonso V e Linhagem da nobreza medieval portuguesa que lhe valeu um prémio da Academia de Ciências.
Nuno Gonçalo Monteiro é investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e autor de várias obras, entre elas, D. José. Na sombra de Pombal.
Rui Ramos é investigador principal do mesmo Instituto e autor de vários títulos, designadamente uma biografia do Rei D. Carlos e o sexto volume da História de Portugal dirigida por José Mattoso.

Sem comentários: