terça-feira, 24 de novembro de 2009

Campanha contra o Aneurisma da Aorta Abdominal


A Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV) em parceria com a Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardio-Torácica e Vascular (SPCCTV) lançou esta terça-feira a primeira campanha de sensibilização contra o aneurisma da aorta abdominal, uma patologia que afecta mais de 700 mil pessoas na Europa, com uma prevalência de 70/80 casos por 100 mil habitantes.

A campanha irá ser desenvolvida em Hospitais e Centros de Saúde, assim em Universidades Seniores já que se trata de uma patologia com maior incidência no sexo masculino com mais de 65 anos. Para além de alertar a população para os factores de risco como o tabagismo, a aterosclerose, o colesterol, diabetes, hipertensão e o sedentarismo, a ‘Aorta é Vida’ pretende alertar a sociedade civil, desmistificando uma doença aparentemente silenciosa.
De acordo com Joaquim Barbosa, presidente da SPACV, “o aneurisma da aorta abdominal é o mais frequente dos aneurismas arteriais e cursa sob uma forma silenciosa. A aorta vai aumentando progressivamente de calibre e esse aumento termina em várias complicações, nomeadamente a ruptura que ocorre em cerca de 80 por cento dos doentes”.

CM

Sem comentários: