quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Marinha procura mecenas para volta ao mundo da 'Sagres'


A tradicional viagem anual de treino dos cadetes da Armada pode transformar-se, em 2010, na terceira volta ao mundo do navio-escola Sagres se o ramo conseguir patrocínios para esse efeito.
"Esta viagem visa satisfazer interesses políticos, diplomáticos, culturais e económicos de Portugal", lê-se no site da Marinha na Internet, que identifica alguns dos eventos em causa: comemoração dos 500 anos da estada de Afonso de Albuquerque no Oriente e dos 150 anos do Tratado de Amizade entre Portugal e o Japão, participação na Expo 2010, em Xangai (China) ou presença nos festivais náuticos comemorativos dos 200 anos das juntas nacionais de diversos países sul-americanos.
O capitão da Sagres, comandante Proença Mendes, disse ontem ao DN que o objectivo passa por transformar a viagem anual de treino dos cadetes - em 2010 será uma volta à América do Sul, a começar a 17 de Janeiro - numa missão que seja "uma mais- - valia em termos de diplomacia económica". A concretizar-se o alargamento da missão, essa será a terceira volta ao mundo do navio-escola português (depois das de 1978/79 e 1983/84).
Em causa está uma verba a rondar os dois milhões de euros para cobrir os custos do tempo adicional da missão de treino. Mas o porta-voz da Armada, comandante João Barbosa, adiantou que os contributos dos mecenas e patrocionadores podem ser "em géneros", como fornecer as bebidas, exemplificou. "A viagem tem potencial para promover as empresas e ligá-las às comemorações" em causa, frisou.
 dn

Sem comentários: