sábado, 28 de novembro de 2009

Cascais Jazz, o regresso

O mítico festival regressa aos palcos de Cascais, 21 anos depois da sua interrupção em 1988. Seremos brindados com actuações de Lee Konitz, Zé Eduardo Unit, Dena DeRose, Ingrid Jensen e um ensemble - Cascais Jazz Legends - formado por Phill Woods, Lew Soloff, Cedar Walton, Rufus Reid e Jimmy Cobb .


luis villasboas

Em 1971, na apresentação do programa do seu "I Festival Internacional de Jazz - Cascais - 1971", Luiz Villas-Boas escreveu: "Valeu a pena esperarmos 25 anos. Nesse período de tempo, um quarto de século, alguma coisa se fez, mas o Festival surgia sempre como uma ideia quase utópica".
Essa "quase utopia" tornou-se realidade em 20 e 21 de Novembro de 1971, tendo sido apontado a este 1.º Festival apenas um "gravíssimo defeito: em vez de ser o primeiro deveria ser o vigésimo" (Melo Pereira, na altura o chefe do Serviço de Programas da RTP). Por todos os motivos - e não apenas musicais - o 1.º Festival foi um sucesso, como viria a acontecer em todas as edições que se lhe seguiram.
Circunstâncias adversas levaram à interrupção do Festival em 1988. Até que, em 2009, Duarte Mendonça, que colaborou com Luiz Villas-Boas e foi seu co-produtor em várias edições do Cascais Jazz, decidiu dar continuidade ao histórico Festival.
expresso

Sem comentários: