Cientistas israelitas superaram com sucesso o primeiro teste de um revolucionário sistema para gerar energia eléctrica a partir da pressão exercida pelos veículos sobre as estradas, o que poderá transformar-se numa fonte ilimitada de energia renovável.
Geradores especiais instalados debaixo das estradas, das linhas de caminhos-de-ferro ou até das pistas dos aeroportos podem armazenar energia suficiente dos veículos que transitam nas vias para produzir electricidade em massa. Esses geradores contêm material que produz electricidade mediante a aplicação de força mecânica, como a pressão dos pneus dos carros.Uma estrada com menos de quilómetro e meio, com quatro faixas de rodagem e com um tráfego de aproximadamente mil veículos por hora, pode criar cerca de 0,4 megawatts de energia, o que seria suficiente para alimentar 600 lares durante um mês.
Este processo, que ficou conhecido como piezelectricidade, tem sido usado em pequena escala, como são exemplo as pistas de dança.
A empresa Innowattech, que vai testar brevemente a sua tecnologia, está também a desenvolver um sistema para recolher energia gerada por peões quando caminham pelo metropolitano e em centros comerciais.
Este tipo de energia gerada pelas pessoas é porém pouco significativa, e a aposta vai centrar-se na energia recolhida da passagem dos veículos. Estima-se que possa alimentar todas as casas de um bairro.
COMO FUNCIONA
As unidades geradoras são colocadas sob o asfalto das estradas ou ruas e a energia acumulada pela sua deformação é armazenada em baterias ao longo da via, para depois ser utilizada localmente ou transferida para a rede nacional. Apesar de serem comprovadamente eficientes, os geradores têm limitações: recolhem fluxos estáveis de electricidade apenas em estradas em que haja tráfego intenso.
Para desenvolver esta tecnologia a empresa Innowattech está a construir uma fábrica-piloto em Israel, que estará pronta dentro de dois a três meses.
COLOCAÇÃO FÁCIL
O asfalto é elástico, e consequentemente a pressão de cada pneu é apanhada pelo gerador soba superfície da estrada. O material piezeléctrico dura pelo menos trinta anos, mais do que a maioria das estradas. O custo da implantação actual dos geradores é de 500 mil euros por quilómetro, o que equivale a cinco mil por kilowatt.
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