sábado, 17 de outubro de 2009

Nuno Figueiredo distinguido em dois concursos de composição


Nuno Figueiredo estuda composição com a Prof. Sara Carvalho e música electroacústica com o Prof. João Pedro Oliveira, no DeCA. Recentemente foi distinguido no 10º Concurso de Música Electroacústica (promovido pela Miso Music), sendo da sua autoria uma das duas obras escolhidas pelo júri, de entre as melhores de compositores portugueses. O resultado foi conhecido durante a 15ª edição do Festival Musica Viva de Lisboa.
Também da autoria deste aluno da UA é a peça «Klanken Uit», uma das três obras seleccionadas em Setembro pelo júri no 2º Concurso de Composição, organizado conjuntamente pela Casa da Música e Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE). A peça vai ser executada pelo Remix Ensemble, sob a direcção de Peter Rundel, em concerto agendado para as 15h00 do dia 25 de Outubro, na Casa da Música.
Nuno Figueiredo, 26 anos, iniciou os seus estudos musicais na Filarmónica de Santa Comba Dão, de onde é natural, com o Professor Artur Gouveia. Entre 1998 e 2003 dedicou-se ao estudou de trompete no Conservatório Calouste Gulbenkian, em Aveiro. Participou em diversos seminários de composição e improvisação e trabalhou em orquestra de sopro com vários maestros. Nuno Figueiredo é também professor de Classe Conjunto na Filarmónica de Santa Comba Dão e na Banda Amizade, onde desenvolve um reportório novo e específico para orquestras juvenis. Frequenta, actualmente, o último ano da licenciatura em Música, na área de composição, no Departamento de Comunicação e Arte da UA.

Sem comentários: