terça-feira, 13 de outubro de 2009

Quadro até agora atribuído a pintor do século XIX é afinal de Leonardo Da Vinci


A impressão digital descoberta num canto de um quadro até agora atribuído a um artista alemão do século XIX parece confirmar que se trata de uma tela de Leonardo da Vinci, informa a revista Antiques Trade Gazette. O quadro, de 33 por 23 centímetros, foi vendido em 1998 num leilão em Nova Iorque por 19 mil dólares (cerca de 12800 euros) mas, se a nova atribuição for verdadeira, poderá alcançar os 150 mil milhões de dólares (101.500 milhões de euros), segundo os peritos.
A datação pelo método do carbono e as análises com raios infra-vermelhos da técnica do artista permitem chegar também a essa conclusão, mas o que parece determinante é esse fragmento de impressão digital captado por uma câmara multiespectral da empresa Lumière Technology.
Segundo Peter Paul Biro, um perito forense em arte do Canadá, a impressão digital corresponde à ponta do dedo indicador e é «muito parecida» com a encontrada num São Jerónimo do pintor renascentista italiano que se conserva no Vaticano.
O jornal The Times informa que Martin Kemp, professor emérito de História de Arte da Universidade de Oxford, teve inicialmente uma reacção de incredulidade mas está agora convencido de que se trata de uma obra de Da Vinci.
A obra em questão foi leiloada com o título de Jovem de Perfil com Vestido do Renascimento, mas Kemp rebaptizou-a como La Bella Principessa (A bela princesa) depois de a identificar, «por um processo de eliminação», con Bianca Sforza, filha de Ludovico Sforza (1452-1508), duque de Milão, e da sua amante Bernardina de Corradis.
Se realmente for de Leonardo, como acredita Kemp, esta será a única obra de Leonardo sobre pergaminho.
Ainda segundo Kemp, o pintor renascentista, em 1494, informou-se junto do artista francês Jean Perréal acerca da técnica do uso de giz de cores sobre pergaminho.
O quadro foi adquirido em 1998 por uma negociante de arte nova-iorquina, Kate Ganza, que o vendeu pela mesma quantia ao perito Preter Silverman em 2007, pensando tratar-se da obra de «um artista alemão que havia estudado em Itália, onde se tinha familiarizado com a obra de Leonardo».
Quando Silverman viu o quadro emocionou-se, porque pensou que poderia ser obra de um artista de Florença ou mesmo do próprio Da Vinci.
As análises com a técnica do carbono-14 permitem datar o pergaminho de entre 1440 e 1650 e as efectuadas com análises por raios infra-vermelhos revelam paralelismos com outras obras de Leonardo.
Lusa / SOL

Sem comentários: