sábado, 5 de dezembro de 2009

Bandeira nacional à deriva


A má relação entre Jorge Sampaio e Rocha Vieira foi a responsável pelo ‘desvio’ da bandeira nacional, que em vez de ter ido para Belém parou em casa do ajudante de campo do último governador de Macau .
Dez anos é muito tempo. Mas, pelos vistos, não o suficiente para se encontrar um destino para a última bandeira portuguesa hasteada no Palácio da Praia Grande, em Macau.

A Fundação Oriente, o Museu Militar e Centro Científico e Cultural de Macau são algumas das instituições que gostariam de receber e exibir a última bandeira do império português. Mas, ao fim de dez anos, continua guardada na gaveta do coronel Tiago Vasconcelos, o último ajudante de campo do último governador de Macau.

O general Rocha Vieira recebeu a bandeira no dia 19 de Dezembro de 1999, na cerimónia de transferência da administração de Macau para a China. Encostou-a ao peito e, ao entrar no carro oficial, depositou-a nas mãos do seu ajudante de campo, que a guardou... até hoje.

«É verdade. Guardei a bandeira e trouxe-a para Lisboa. Naturalmente, aguardo uma orientação do general Rocha Vieira» , afirmou ao SOL o coronel Tiago_Vasconcelos, de 49 anos, garantindo: «Não vou ficar com a bandeira para mim. Entregá-la-ei a quem for determinado».
sol

Sem comentários: