terça-feira, 24 de março de 2009

Administração da Peugeot/Citroën está a propôr saídas voluntárias

A administração da Peugeot/Citroën de Mangualde quer reduzir o número de funcionários e para isso está a propôr saídas voluntárias prometendo um mês de salário por cada mês de serviço, para quem tiver entre 51 e 60 anos.
A empresa dá ainda uma compensação de incentivo, nunca inferior a 25 mil euros, o que faz com que o trabalhador perca o direito ao subsidio de desemprego.
Nesta altura, a comissão de trabalhadores ainda desconhece se algum funcionário pretende aderir a este plano de rescisões, mas Jorge Abreu revelou à TSF que o ambiente na fábrica é de preocupação.
«Qualquer tipo de medida para reduzir trabalhadores deixa sempre preocupação e algum incomodo. Mas não podemos deixar de sublinhar que é uma proposta para saídas voluntárias. Cada trabalhador deve pensar se lhe interessa ou não esta saída, não esquecendo que sai sem qualquer garantia ou apoio social», referiu.
Segundo Jorge Abreu há trabalhadores que desconhecem se a fábrica recebeu ou não os apoios do Estado ao sector automóvel.
«Desde Dezembro que tentamos esclarecer isto, a própria empresa também não nos esclareceu esta situação», afirmou.
«Acho estranho que uma empresa como esta não tenha sido envolvida neste plano de apoios, que já estão em funcionamento», acrescentou.
tsf

Sem comentários: