terça-feira, 31 de março de 2009

Artistas em «meia pensão» nos cafés do Porto

Um grupo de artistas pretende «agitar» os cafés da baixa do Porto, entre 16 e 18 de Abril, com um projecto de residências artísticas, que quer ser uma chamada de atenção para a «efervescência» da actividade criativa na cidade. «A comunidade de autores artísticos do Porto reúne muitas vezes em cafés para criar, isso é algo visível», salientou Ana Rocha, uma das promotoras da iniciativa, citada pela Lusa.
A primeira edição do projecto «Regime de Meia Pensão», que será publicamente apresentada quarta-feira no Porto, vai decorrer entre 16 e 18 de Abril, com a participação da escritora Ana Luísa Amaral, da artista plástica Isabel Carvalho e do programador cultural e escritor João Gesta.
Nesta iniciativa também estão envolvidos o actor Jorge Andrade e o escritor Valter Hugo Mãe. Estes cinco criadores vão estar em produção nos três dias do projecto nos cafés Ceuta e Guarany, nos Maus Hábitos e Plano B e na Leitaria da Quinta do Paço, que são espaços de referência na vida da cidade do Porto.
O processo criativo será registado em vídeo, fotografia e texto, mas, segundo Ana Rocha, «não é obrigatório que o criador consiga produzir um trabalho durante os três dias». «O importante é que exista essa intenção criadora», frisou.
Este projecto é uma iniciativa da Associação Cultura Arco da Velha, que pretende «chamar a atenção para a situação de efervescência artística que se vive na cidade».
«O Porto está em efervescência, com novos grupos e autores a surgir. Nós queremos com este projecto trazer esse ambiente de criação para locais do quotidiano como são os cafés», frisou Ana Rocha.
Nesse sentido, recordou que «durante muitos anos, os cafés foram locais privilegiados para os artistas se encontrarem e para a produção artística», apesar de admitir que esta tradição cultural da cidade se tem perdido.
No último dia desta iniciativa será realizada uma visita a cada um dos locais para a apresentação dos trabalhos, mas o público pode visitar os artistas em qualquer altura, de forma a acompanhar todo o processo criativo.
Ana Luísa Amaral estará no Café Ceuta, enquanto Isabel Carvalho vai para o Café Guarany e João Gesta para a Leitaria da Quinta do Paço. No Plano B estará Jorge Andrade e Valter Hugo Mãe vai ocupar um espaço no Maus Hábitos.
iol

1 comentário:

Clara Alexandre disse...

Iniciativa muito interessante e já agora parabéns pelo blog. Excelente trabalho.