segunda-feira, 30 de março de 2009

Rali de Portugal

Loeb lidera a lista de inscritos, a maior deste ano (75), numa altura em que o rali português quer afirmar-se no WRC. Carlos Barbosa avisa que, "se o público não estragar tudo, Portugal receberá o Mundial durante os próximos dez anos"
O rali de Portugal vai para a estrada a partir de quinta-feira numa super- especial no Estádio do Algarve para bater recordes e recuperar o prestígio do melhor rali do mundo que perdeu na década de 90. Mesmo sob a ameaça da crise que levou a organização da prova a colocar a hipóteses de não arrancar e com a desistência da Suzuki e Subaru do Mundial, a mais importante prova do automobilismo em Portugal, quer ser uma das mais competitivas da época. Para já conta com um recorde de 75 equipas inscritas lideradas pela elite do mundial WRC com campeão Sebastien Loeb, à cabeça.
"Estão reunidas todas as condições para que tenhamos uma prova de grande dimensão, de modo a que o Rali de Portugal garanta uma posição de relevo no WRC, e assim manter-se no calendário", assume Pedro Almeida, director da prova .
O presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP), entidade organizadora, Carlos Barbosa, acredita que a prova "está mais espectacular e segura" e também advertiu que "se o público não estragar tudo Portugal receberá o Mundial de ralis durante os próximos dez anos". Carlos Barbosa deu por "arrumado" o diferendo sobre a comparticipação do Estado, mas lembrou que o rali "custa 4,5 milhões de euros, mas gera receitas de 75 milhões" .
O sucesso da prova passa, para já, pelo número de participantes que supera os já realizados rali da Irlanda (36), Noruega (42) e Chipre (35), com o consequente elevar da fasquia para as competições que se seguirão. As 75 formações - 18 das quais portuguesas - em representação de 28 países, estarão à partida na quarta prova do Mundial de Ralis que regressa às estradas no mesmo local da edição de 2007, mas num itinerário muito renovado do Baixo Alentejo e do Algarve, depois de um ano de ausência. Além de pontuar para o Campeonato de Portugal, a mais importante competição do calendário nacional é uma das quatro (as outras são Chipre, Argentina e Itália) que conta simultaneamente para os Campeonatos do Mundo de Produção e Júnior, o que faz com que as estradas do sul de Portugal possam ver em acção um elevado número de pilotos capazes de proporcionar momentos de grande espectáculo.
dn

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