segunda-feira, 23 de março de 2009

Distinção honoris causa

José Mourinho irá receber hoje, a distinção honoris causa atribuída pela Faculdade de Motricidade Humana, local onde se licenciou.
O treinador é o primeiro português ligado ao futebol a ser distinguido com este doutoramento e não escondeu o seu contentamento quando soube da distinção em dezembro passado. "Para mim é um motivo de orgulho, porque sempre quis ser um exemplo do bom trabalho de preparação e educação desportiva que é dado por professores desta faculdade, de há muitos anos a esta parte."
O grau honoris causa é atribuído como reconhecimento do mérito de várias personalidades, ligadas ou não a esta instituição de ensino superior, pela sua ação em prol do crescimento de diversas áreas na sociedade. Segundo comentário da Faculdade de Motricidade Humana, Mourinho é "um dos mais prestigiados" treinadores mundiais e é reconhecido "o mérito da sua carreira profissional que sempre referiu e demonstrou estar alicerçada no domínio das Ciências do desporto."
Além de José Mourinho, mas noutras áreas, também receberam o doutoramento honoris causa João Havelange, antigo presidente da FIFA e actual presidente honorário do organismo, pela Universidade do Porto, em 2001 , Mário Moniz Pereira, que é considerado por muitos o pai do atletismo português, pela Universidade Técnica de Lisboa, também em 2001.
Alfredo Gomes de Faria Júnior, em 2004, Hans- Joachim Appell e Eckhard Meinber, em 2006, receberam a distinção pela Universidade do Porto pelo seu contributo na Faculdade de Desporto e Rui Nabeiro, antigo presidente do Campomaiorense, recebeu pela Universidade de Évora em 2006.
A cerimónia de entrega do grau honoris a José Mourinho será no próximo dia 23 deste mês, na Faculdade de Motricidade Humana, pelas 15h. No seguimento está agendada uma conferência de imprensa.
record

Sem comentários: