quinta-feira, 25 de junho de 2009

Ecopista do Dão

A construção da ecopista do Dão, com mais de meia centena de quilómetros, arrancou no dia 24, com frentes simultâneas de obra em três concelhos do distrito: Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.
A arranque dos trabalhos será assinalado, em dia de S. João, com cerimónias distintas mas sequenciais em cada um dos três concelhos: às 14.30 horas em Viseu, na sede da Junta de Freguesia de S. Cipriano; uma hora depois na antiga estação de caminhos-de-ferro de Tondela; e, às 16.30 horas, em Santa Comba Dão, junto à estação de Vimieiro.
Já com 7,5 quilómetros construídos no concelho de Viseu, entre as freguesias de S. Salvador (Vildemoinhos) e de S. Cipriano (Figueiró), a ecopista do Dão será uma das maiores do país, com um total de 56 quilómetros de via e a ligação de três municípios.
Orçamentada em cinco milhões de euros, a obra foi candidatada pela Comunidade Interurbana Municipal (CIM) de Dão-Lafões, promotora do projecto, a financiamento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
Ao concurso público da obra, lançado em Novembro do ano passado, concorreram várias empresas. A adjudicação da empreitada, que deveria ter ocorrido dois meses depois, sofreu alguns atrasos.
"O processo burocrático para o início dos trabalhos é complexo e moroso. Desde a análise das propostas, às reclamações e vistos do Tribunal de Contas. Há muita formalidade a ser cumprida até que as condições estejam reunidas para pôr tudo a andar", explicou Carlos Marta, presidente da Câmara de Tondela e da CIM de Dão Lafões.
A autarquia viseense, na sequência do consórcio estabelecido entre os três municípios, foi escolhida como dona da obra.
Dos cinco milhões de investimento previsto, três serão disponibilizados pelo QREN. "O resto será assumido por cada uma das câmaras em função dos quilómetros de via que passarão pelos respectivos concelhos", esclareceu Calos Marta.
A Ecopista do Dão, a concluir no prazo de 240 dias após o lançamento, para além de aproveitar integralmente a plataforma do antigo ramal ferroviário, inclui a requalificação e revalorização ambiental de estações e envolventes.
JN

Sem comentários: