domingo, 21 de junho de 2009

A palavra é de ouro no Festival Silêncio

Chamar Festival Silêncio! a um festival que celebra a palavra poderá parecer provocatório. Poderá? Pois claro, senão vejamos: entre 18 e 27 de Junho, por clubes e auditórios lisboetas celebrar-se-á a palavra ela mesmo, proferida e soletrada sem outro enquadramento. Celebrar-se-á toda a sua capacidade expressiva quando se une a algo mais. Expliquemo-nos. Entre 18 de 27 de Junho, Lisboa acolherá o Festival Silêncio, projecto desenvolvido pelo Goethe-Institut, pelo Instituto Franco-Português, pela editora 101 Livros e pelo Musicbox. Debates, conferências, concertos, DJ sets e VJ sets, leituras encenadas, sessões de spoken-word e uma "poetry slam" (já explicamos).
Discutir-se-á e serão lançados audiolivros (dia 19, no Goethe-Institut, Kilian Kissling, da editora Argon-Verlag, falará do panorama alemão e o actor Filipe Vargas fará uma leitura encenada d'"O Banqueiro Anarquista"). No Musicbox, ainda dia 19, Adolfo Luxúria Canibal apresentará o espectáculo "Estilhaços" e Sam The Kid, Viriato Ventura (seu pai, poeta que ouvimos no álbum "(Pratica) mente"), o anglo-polaco radicado em França John Banzai e o actor Marc-Uwe Kling participarão numa sessão de "poetry slam", "batalhas de poesia". À semelhança do "freestyle" do hip hop, em que vários declamadores têm três minutos para interpretar em palco uma criação poética, habitualmente da sua autoria, que será posteriormente avaliada por um júri seleccionado a partir do público - o músico e escritor Saul Williams é, nos Estados Unidos, um dos maiores defensores de um movimento que, à medida que se internacionalizou, se foi desmultiplicando em diversos formatos (em Nova Iorque, há beatbox em palco e na Suécia é habitual os declamadores serem acompanhados por músicos).
Na programação do Festival Silêncio, realce natural para "Tout Ira Bien", dia 25, no Instituto Franco-Português: Alex Beaupain, autor de três bandas sonoras para Christophe Honoré, vai ao encontro das palavras de Kétnhévane Davrichewy ("Tout Ira Bien" é o seu primeiro romance) e do violoncelo de Valentine Duteuil.
Ao longo dos dez dias, destaque também para a sessão dedicada a Jacques Prévert: "A Voz dos Poetas... Na Escuridão", dia 25 no Instituto Franco-Português, ou para as noites "Absolut Poetry -Spoken World" que, além de "Estilhaços", incluem concertos de Wordsong (dia 20), Os Malditos (Mário Cesariny por Rodrigo Leão, Gabriel Gomes, Rogério Samora e Viviena Tupikova, dia 25), um concurso de Poetry Slam com JP Simões por anfitrião (dia 26) e, no dia seguinte, um espectáculo protagonizado pelos MCs Sagas, Ruas, NBC e Bob Da Rage Sense, com DJ Ride a tomar conta dos pratos. Mais informações em http://www.festivalsilencio.com/

Sem comentários: