segunda-feira, 22 de junho de 2009

Jazz de Cascais com cartaz de excelência

Além do saxofonista James Carter, o cartaz do Festival que decorre da próxima sexta-feira até 03 de Julho, inclui nomes como Chick Corea, Roseanna Vitro e Kenny Werner ou Christian McBride.
Actua no Cascais Jazz, pela primeira vez em Portugal, o septeto Mingus Dinasty, herdeiro da Mingus Big Band que várias vezes tocou em festivais nacionais.
Roseanna Vitro actua pela primeira vez no Continente, há oito anos actuou no Festival de Jazz de Angra de Heroísmo.
O crítico de jazz António Rubio salientou à Lusa a "excelência do cartaz deste ano” que considerou “de nível mundial".
"Tudo isto é formidável, poderoso e com nomes impressionantes, todos do jazz clássico, sem ir para outras áreas como o freejazz ou outras experiências", explicou.
"Este conjunto - James Carter Quinteto, Jon Mayer Trio, - Roseanna Vitro Trio com Kenny Werner, Chick Corea, David Murray, Mingus Dynasty Septeto e Christian McBride Quinteto - é digno de qualquer festival do melhor que se faz no mundo sem dúvida alguma", sublinhou o crítico.
"Em relação ao início do Festival não podia ser melhor, é um óptimo começo. O James Carter a tocar o seu saxofone barítono ou tenor, é neste momento, apesar de jovem, um dos grandes músicos da cena jazz, e é um inovador que tem uma linguagem facilmente reconhecível", disse Rubio que referiu ainda "a atitude de humor, sarcástica e irónica" que o músico toma habitualmente em palco.
O concerto de Roseanna Vitro com Kenny Werner, no próximo sábado à noite, é para Rubio um dos pontos altos do certame e que aguarda com maior expectativa.
"A Roseanne Vitro é uma cantora pouco conhecida dos meios populares do jazz, teve a sua época como artista de salas e festivais há 25 anos, depois abandonou para se dedicar ao ensino que é a sua grande qualidade e capacidade", explicou o crítico.
Roseanna Vitro é actualmente professora numa universidade nos Estados Unidos, onde ensina jazz.
Também o pianista que a acompanha é professor "procurado pelos melhores cantores para se aperfeiçoarem com ele, é um mestre na acepção da palavra", referiu Rubio à Lusa.
Chick Corea actua dia 28 de Junho em dois recitais a solo, às 19.00 e 21.30. Rubio espera ver um Corea "em melhor forma que da última vez que esteve em Portugal no Centro Cultural de Belém, em Outubro de 2007, em que evidenciou grande cansaço e desgaste".
Entre os dois recitais do pianista norte-americano será apresentado o livro "Jazz em Cascais. Uma história de 80 anos" de João Moreira dos Santos. O livro tem um prefácio de Charles Lloyd e posfácio do maestro Jorge Costa Pinto.
O septeto Mingus Dinasty cuja produtora é a viúva de Charles Mingus, Sue Mingus, apresenta-se dia 03 às 21:30.
O Festival encerra dia 05 de Julho com Christian McBride Quinteto.
Este músico que toca saxofone tenor reside em Paris e tem actuado com regularidade em Portugal.
Segundo António Rubio "é dos músicos que mais tem gravado desde o Japão a França".
O crítico de jazz assinalou ainda o interesse de McBride "pelo estudo das origens do jazz, a ponto de ir aos países onde o jazz começou com os negros, foi por exemplo ao Senegal, e no estudo que fez referiu-se a Cabo Verde".
O cartaz do Festival inclui ainda Jazz em Miúdos, no próximo sábado às 15:00, o pianista inglês Jon Mayer que se apresenta num trio, também no sábado mas às 16:30, e David Murray "Black Saint" Quarteto que actua dia 03 de Julho à noite.
Lusa/SOL

Sem comentários: