quarta-feira, 24 de junho de 2009

Perseguição a navio norte-coreano

A marinha americana está a seguir no mar da China um navio norte-coreano suspeito de transportar armas de destruição maciça. A perseguição ao Kang Nam dura desde quarta-feira e a televisão sul-coreana noticiou que o navio se dirige para Myanmar, tendo de passar por Singapura.
O Kang Nam surge nos noticiários na sequência do desafio nuclear da Coreia do Norte, que testou um engenho atómico a 25 de Maio. Este país está sob sanções da ONU e, de acordo com a resolução 1874 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, qualquer país pode fazer inspecções de carga e apreender armas, algo que a Coreia do Norte já disse que seria um "acto de guerra". A marinha americana tem o destroyer John McCain em posição para fazer uma abordagem.
A explicação destes desafios à comunidade internacional pode ser mais complexa. O líder norte-coreano, Kim Jong-il, sofreu um ataque cardíaco no ano passado e estará a preparar a sucessão. O poder deverá passar para o seu terceiro filho, Kim Jong-un.
O jornal japonês Mainichi, que cita fontes do regime, afirma que Kim Jong-un assumiu já a presidência em exercício da comissão nacional de defesa, sendo de facto responsável pelo aparelho militar norte-coreano.
dn

Sem comentários: