quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Liberdade de Ser Democrata

Após todos estes episódios eleitorais com que os nossos politicos nos presentearam, resta apurarmos acerca da própria democracia. A sua saúde com estará!?
Muitos comentaristas, dizem que a democracia está doente, que não funciona. Não é verdade!
Há quem diga que a Democracia é a tirania da maioría. Em minha opinião, só afirma uma coisa dessas quem não é verdadeiramente democrata. Todos os politicos - ou cidadãos! - verdadeiramente democratas, sabem que quem é eleito representante dos eleitores, é representante de TODOS, pois estamos em Democracia. E mais: tanto os de direita como os de esquerda sabem que têm a responsabilidade - que todos nós lhes conferimos - de governar a Nação em nome - por isso se designa como Democracia Representativa - de todos os Cidadãos.

Não há atitude mais anti-democrática que aquele politico de Esquerda que jura vingar-se da Direita, após ter sido eleito pelo povo. O inverso também é - claro está! - anti-democrático!

Por isso, antes de mais: a democracia só pode ser vivida em pleno quando é vivida em Liberdade.

O Homem deve ser livre nas suas expressões e nos seus actos - só assim pode ser considerado um cidadão. Um cidadão é o indivíduo que vive na "cidade" - segundo a velha tradição grega - e que o Estado vê e trata em igualdade no seio de todos os outros individuos iguais perante o Estado - logo: cidadãos!

Esta consciência democrática é quase sempre observada pelos politicos eleitos para governar a Nação - uns mais do que outros, já o sabemos.

Mas - e agora terei de dar razão aos comentaristas! - essa consciência democrática não está, muitas vezes, presente no pensamento dos politicos e cidadãos a nível regional e muito menos ao nível das localidades.

A democracia local está, de facto, doente. Melhor: não é a Democracia mas sim quem a representa e quem nela vota. Desde perseguições - lembrando situações anacrónicas de um regime bolorento há muito caído (felizmente!) - a sectarismos activos de favorecimento de todos quantos são "da cor", até ideias mesquinhas para projectos bacocos.

Sim: a Democracia Local deve ser lavada e expurgada!

As corrupções e os bolores não estão no topo da pirâmide da Democracia. As bases é que são os pés de barro deste querido gigante que o 25 de Abril ofereçeu.

VIVA A LIBERDADE

Publicada por Sargento do Templo /A teoria do caos

Sem comentários: