quarta-feira, 20 de maio de 2009

Ideias com futuro


Da casa ao carro. As ideias para tornar mais sustentável o futuro não param de fervilhar na mente humana.
Há quem pense nos impactos da construção civil e na eficiência energética dos edifícios, como é o caso do arquitecto José Pequeno, da Universidade do Minho, que desenvolveu um painel modular de madeira e vidro, um painel que dispensa o tijolo e o betão. Este painel foi desenvolvido para fazer casas novas, mas também pode ser utilizado na recuperação de edifícios antigos.
A pensar nas férias no campo nasceu a Eco-Cabana. Uma casa assente em estacas de madeira para não impermeabilizar os terrenos.

A casa foi idealizada pela Cascais Natura e feita a pensar diminuir a pegada ecológica ecológica dos seus ocupantes. Uma casa para férias no meio do campo e toda feita a partir de matérias primas da floresta a começar pelos painéis do interior, em aparas de madeira, e a acabar no revestimento exterior em cortiça.
Na área dos resíduos, João Claro, investigador do Departamento de Química da UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro), criou “lenha” a partir dos desperdícios dos lagares de azeite e do pó de cortiça.
O investigador da UTAD pensa ter assim arranjado solução para 60 mil toneladas anuais de pó de cortiça e para as águas ruças do azeite, uma indústria que tem um impacto ambiental equivalente ao esgoto de dois milhões e meio de habitantes.

As penas das aves também têm um impacto significativo na gestão dos aterros em Portugal. Todos os anos, nos matadouros, são geradas 20 mil toneladas de penas e Romeu Videira, da Escola Superior de Tecnologia de Viseu, pensou criar um bio-plástico a partir dessas penas, é um novo produto resistente a altas temperaturas e que por isso pode vir a ser utilizado em roupas para bombeiros.
Estas são algumas das dez ideias que a Grande Reportagem TSF desta semana foi à procura. São dez projectos que mobilizam a comunidade científica portuguesa para as questões do ambiente.
José Milheiro.

tsf

Sem comentários: