quinta-feira, 14 de maio de 2009

Consumo energético de aparelhos electrónicos pode ser significativamente reduzido

A afirmação vem da «Gadgets and Gigawatts», uma publicação da Agência Internacional de Energia (AIE), publicada ontem em Paris.
Embora os dispositivos electrónicos representem apenas 15 por cento do consumo doméstico de electricidade, a sua participação está a crescer rapidamente, afirma o relatório.
A AIE tem vindo a exortar os governos a implementar políticas que tornarem os televisores, computadores portáteis, telemóveis e outros equipamentos tecnológicos mais eficientes em termos energéticos.
De acordo com a publicação, algures nos próximos sete meses, o número de pessoas que utilizam um computador pessoal vai ultrapassar os mil milhões, existem cerca de dois mil milhões de televisores em uso e quase 5,5 mil milhões de fontes de energia externas.
Sem novas políticas, a energia utilizada pelos consumidores de tecnologias e electrónica irá duplicar até 2022 e triplicar até 2030 para 1.700 terawatts horas, alerta a AIE.
Amenizar o problema pode passar, por exemplo, pelo recurso a equipamentos e componentes capazes de cortar o consumo de energia.
sol

Sem comentários: