segunda-feira, 25 de maio de 2009

Os perigos da intolerância religiosa

Há sinais crescentes de intolerância religiosa espalhados pelo globo. Nas últimas 48 horas, pelo menos três templos de outras tantas confissões religiosas foram barbaramente atacados, provocando vítimas em qualquer dos casos.
A mesquita do bairro islâmico de Atenas foi alvo de fogo posto, ficando parcialmente destruída, o que promete incendiar ainda mais os ânimos já demasiado quentes da capital grega, assolada por graves conflitos de raiz xenófoba.
No Nepal, perto de Catmandu, uma igreja católica foi alvo da fúria extremista de um grupo hindu que pretende restaurar o regime monárquico no país, onde em 2008 foi implantada a República: no momento do ataque, celebrava-se uma missa, o que torna ainda mais condenável este acto de violência cega e gratuita.
E em Viena, uma das mais sofisticadas capitais da Europa, um templo sikh foi tomado de assalto por um grupo de indivíduos armados que ali espalharam o terror também durante uma celebração religiosa. Só por milagre não morreu ninguém no local.
No momento em que se diluem as fronteiras políticas um pouco por todo o planeta, há uma fronteira que urge derrubar sem demora: a fronteira do ódio religioso. A mais intolerável de todas. E seguramente uma das mais perigosas.dn

Sem comentários: