quinta-feira, 7 de maio de 2009

Combate à Droga

«Identificar as necessidades de informação na Europa para uma política eficaz contra as drogas» é o tema central do evento, promovido pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT), criado em 1993 e sediado em Lisboa desde 1995.
Visando celebrar os 15 anos de monitorização da situação da droga em território europeu, esta conferência, que decorre até sexta-feira à porta fechada no Centro de Congressos de Lisboa, terá como objectivo «identificar as principais questões e desafios originados pela contínua evolução do fenómeno da droga», bem como aferir o «tipo de informação necessária para lidar com o problema nos próximos anos», segundo a organização.
As prioridades do actual Plano de acção da União Europeia (UE) em matéria de luta contra a droga (2009-2012) incluem a redução da procura e oferta de drogas, o aumento da sensibilização e mobilização do público, uma maior compreensão do fenómeno da droga e o aprofundamento da cooperação internacional.
Além do presidente do OEDT, Wolfgang Götz, na sessão de abertura participam o director executivo do Gabinete das Nações Unidas para o Controlo da Droga e Prevenção do Crime (UNDOC), António Maria Costa, e o director da Justiça, Direitos Fundamentais e Cidadania da Comissão Europeia, Francisco Fonseca Morillo.
A sessão de encerramento, na sexta-feira, contará com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. No mesmo dia serão apresentadas à imprensa as conclusões da conferência.
Lusa / SOL

Sem comentários: