segunda-feira, 11 de maio de 2009

Zeca Afonso dá nome a parque galego

O nome de Zeca foi atribuído este domingo a um parque de lazer em Santiago de Compostela, na Galiza, numa homenagem promovida por um grupo de admiradores do cantautor português.
Trata-se de uma área relvada, com mais de quatro mil metros quadrados, situada a poucos metros do local onde, a 10 de Maio de 1972, Zeca Afonso cantou pela primeira vez em público "Grândola, Vila Morena".
"É uma forma de assinalar os 35 anos desse concerto memorável", explicou Xoan Guitian, um dos promotores da homenagem.
Segundo Guitian, a escolha daquela área verde teve a ver com dois aspectos fundamentais: por um lado, a proximidade com o local daquele concerto; por outro, o facto de se tratar de um espaço "de lazer, onde as pessoas se encontram, convivem, descansam, se sentem bem".
"Podia ser uma rua qualquer num bairro de nova construção, mas achamos que este é o local ideal. Pensamos que é um espaço tão popular quanto a música do Zeca", acrescentou. O parque situa-se junto ao Auditório da Galiza, que foi erigido precisamente no local onde decorreu o concerto de estreia de "Grândola, Vila Morena" e que já ostenta, desde 10 Maio de 1997, uma placa evocativa desse acontecimento.
"No dia 10 de Maio de 1972, no Burgo das Nações que ocupava estes terrenos, cantou-se pela primeira vez o 'Grândola, Vila Morena', hino da liberdade, da fraternidade e da igualdade", lê-se nessa placa.
Ao lado do Auditório da Galiza, figura a Faculdade de Jornalismo, com projecto assinado pelo arquitecto português Álvaro Siza Vieira.

jn

Sem comentários: