quinta-feira, 23 de julho de 2009

Cinco milhões de jovens desempregados no 1º trimestre

O número de jovens desempregados com menos de 25 anos atingiu, em Maio, 5,3 milhões no conjunto da União Europeia (UE). É um aumento de 30% quando comparado com o mesmo período de 2008 e um recorde desde que o Eurostat começou a emitir estatísticas sobre os 27 países da Europa comunitária. Em relação a Abril deste ano, registam-se mais 79 mil jovens sem trabalho, ou seja, uma subida de 1,5%, de acordo com o boletim mensal da Comissão Europeia.A situação laboral dos jovens "tem sido particularmente afectada pela crise". Segundo Bruxelas, a taxa de desemprego nos jovens tem vindo a crescer desde a Primavera de 2008, com mais força a partir de Outubro do mesmo ano. Apesar de o aumento da taxa ter desacelerado nos primeiros meses deste ano, atingiu ainda os 19,5% em Maio, um "valor máximo", refere o documento.
A Comissão Europeia refere que esta subida, devido ao aumento de desemprego nos homens, reverteu os esforços dos vários Estados membros nesta matéria, já que desde 2005 que o desemprego entre os jovens estava a descer. Esta tendência negativa é mais acentuada nos países Bálticos (Estónia, Letónia e Lituânia), mas é também relevante em Espanha e na Suécia. Em Portugal, a taxa de desemprego entre os jovens ronda os 20%.
O aumento do desemprego nos homens é visível não só nos jovens mas em todos os grupos etários, com a taxa de desemprego no sexo masculino a atingir valores iguais à do sexo feminino - que, tradicionalmente, foi sempre mais elevada. A Comissão Europeia afirma que este indicador mostra que o impacto da crise é mais forte nos sectores em que os trabalhadores do sexo masculino predominam, como a construção ou a indústria automóvel.
Mais 5,1 milhões num ano
No total dos 27 países da UE, a taxa de desemprego está a subir desde a Primavera de 2008, a um ritmo mais marcado desde o Outono do mesmo ano em reacção à crise económica. Já este ano, depois de um forte aumento em Janeiro e Fevereiro, e um abrandamento no crescimento nos meses seguintes, a taxa de desemprego atingiu os 8,9% em Maio deste ano, um crescimento de 2,1 pontos percentuais em relação ao mesmo mês do ano anterior. O número total de desempregados está agora nos 21,5 milhões - mais 385 mil pessoas em Maio -, o que representa um aumento de 5,1 milhões de pessoas no desemprego num ano. dn

Sem comentários: