terça-feira, 21 de julho de 2009

Peixes estão a encolher: saiba porquê

As alterações climáticas estão a tornar os peixes cada vez mais pequenos. De acordo com um estudo do instituto francês Cemagref, citado pela AFP, e publicado esta terça-feira nos Estados Unidos, os peixes das águas europeias perderam metade da massa corporal no período de algumas décadas por efeito directo das mudanças climáticas.
Os pesquisadores deste instituto público especializado na gestão sustentável dos recursos naturais estudaram as populações de peixes nos rios europeus, assim como no Mar do Norte e no Mar Báltico.
A conclusão, publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, é que as diferentes espécies de peixes perderam em média 50% de massa corporal nos últimos 20 a 30 anos. Mais: a massa total dos peixes que vivem nas águas europeias caiu 60%.
As espécies mais pequenas tendem a assumir um lugar mais importante nos mares e nos rios, explica o coordenador do estudo, Martin Daufresne.
Impacto é «enorme»
Os investigadores já sabiam que as águas mais quentes são, geralmente, habitadas por espécies mais pequenas e que o aquecimento das águas afecta as migrações e os hábitos de reprodução dos peixes.
Mas o impacto na dimensão dos peixes é «enorme», alerta Daufresne. Os peixes mais pequenos têm menos crias e constituem presas mais pequenas para os predadores, incluindo o homem, o que tem consequências graves para a cadeia alimentar e para o ecossistema.
Daufresne conclui que a sobre-pesca não é a única razão para a diminuição do tamanho dos peixes. «O nosso estudo estabelece que a temperatura tem um papel maior»
iol

Sem comentários: