quarta-feira, 15 de julho de 2009

Kia lança primeiro híbrido a GPL

A Kia prepara-se para lançar o seu primeiro híbrido de produção em série. Trata-se do Forte Hybrid LPI que, além de um motor eléctrico, tem a curiosidade do propulsor a gasolina funcionar também a GPL (gás de petróleo liquefeito).
O Forte LPI recorre a um motor a gasolina 1.6i 16v, capaz de desenvolver 114 cavalos de potência, auxiliado por um motor eléctrico que oferece 20 cavalos adicionais. A transmissão escolhida é uma automática de variação contínua CVT.
As baterias de ião-lítio são «alimentadas» através da energia cinética recuperada nas travagens e, em desaceleração. Para além disso, este modelo conta com tecnologia Stop&Start, que desliga o motor sempre que o carro se imobiliza, como num semáforo ou em filas de trânsito. De acordo com a Kia, este modelo reclama um consumo médio de 5,7 l/100, quando movido a GPL e, apenas 99 g/km de emissões de CO2.
A comercialização do Forte LPI arranca nas próximas semanas, por enquanto, apenas na Coreia do Sul. Até ao momento, a marca não confirma o seu lançamento no mercado europeu, mas é muito provável que o sistema híbrido do Forte Hybrid venha a ser utilizado no anunciado Cee’d híbrido.
autohoje

Sem comentários: