sexta-feira, 24 de julho de 2009

Todas as artes no Citemor

31º Festival de Montemor-o-Velho arranca hoje com mais uma presença de Angélica Liddell.
Embora seja o mais antigo festival de teatro em Portugal, há muito que o Citemor se abriu a outras artes performativas, numa vertente vanguardista. A 31.ª edição, de hoje até 15 de Agosto, mantém esta aposta na diferença da oferta cultural.
Criado há 31 anos na vila de Montemor-o-Velho por iniciativa de Paulo Quintela, o Festival Citemor cedo se afirmou como uma importante mostra teatral. Três décadas depois, o certame é o mais antigo festival de teatro em Portugal, mas há muito que frequenta outras áreas artísticas. A dança, o cinema e música, nomedamente, desde 1992 que fazem parte integrante de uma programação que se pretende vanguardista , alternativa, apostando em estreias absolutas, algumas delas em residência.
A presente edição, que hoje começa e se prolonga até 15 de Agosto, segue esta linha traçada desde a década de 90, numa organização do CITEC (Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho).
A abertura do evento está agendada para hoje, às 22.30 horas, no Teatro Esther de Carvalho (uma pequena jóia recuperada no centro da vila medieval), com uma presença já habitual no festival: a catalã Angélica Liddell. Desta feita, a multifacetada artista espanhola estreia "Te haré invencible con mi derrota", uma criação cénica, que procura olhar para lá do além, procurando a "cumplicidade com os mortos", algo entre a matéria e o espírito. Este espectáculo repete amanhã e domingo.
Também hoje, na Galeria Municipal de Montemor-o-Velho, estreia o video "2001-2007", dedicado à obra artística de José Maçãs de Carvalho. Estas exibições, com entrada gratuita, decorrem de quarta a domingo durante todo o Citemor. Também com entrada grátis há cinema todas as quartas-feiras, às 22.30 horas, no castelo medieval da vila, numa programação escolhida por Francisco Camacho, também ele uma presença habitual nas últimas edições do certame.
Mas uma das principais imagens de marca do Citemor são as suas criações em residência. Este ano, a vila voltou a receber um conjunto de artistas e de companhias que criaram no bucólico ambiente do Baixo Mondego as obras que, agora, vão apresentar ao público. Está, neste caso, Angélica Liddel, mas também a original proposta do espanhol Nilo Gallego, que vai levar a sua perfomance musical ao leito do Rio Mondego.
Mas também o Colectivo 84 criou o seu espectáculo, "Velocidade Máxima", em residência na vila , com estreia marcada para 8 de Agosto na sala B - um espaço já tradicional do evento, que acontece numa velha casa em ruínas (sem tecto) no centro de Montemor-o-Velho.
A música, que já foi um ponto alto da programação, tem este ano a curiosidade da presença da coreógrafa Vera Mantero como cantora, a encerrar o Citemor 2009.
JN

Sem comentários: