sexta-feira, 10 de julho de 2009

Elevador do Santa Justa faz hoje 107 anos

Abre hoje ao público uma exposição fotográfica comemorativa do aniversário, no passadiço para o Largo do Carmo. Esta exposição vai estar patente ao público, naquele local, até ao próximo dia 24 de Julho, passando depois para o Museu da Carris.
Ainda, esta tarde, a partir das 15:30h, a Orquestra Ligeira da Banda da Carris actuará no passadiço.
“Ex libris” da baixa lisboeta, este elevador, hoje propriedade da Companhia Carris, foi projectado pelo Eng. Raul Mesnier de Ponsard e era, na origem, propriedade de uma empresa especialmente criada para a sua construção e exploração: a Empresa do Elevador do Carmo.
Os trabalhos para a sua construção tiveram início em 1900 com a remoção de terras nas Escadinhas de Santa Justa e o seu momento mais marcante no dia 31 de Agosto de 1901, quando, por sistema de alavanca, em poucas horas, foi feito o lançamento do passadiço destinado a estabelecer, por sobre a Rua do Carmo, ligação entre o topo do Elevador e o Largo daquele nome. Também nesse dia e igualmente importante para o quotidiano e desenvolvimento da cidade, foi a inauguração, pela Carris, do serviço de carros eléctricos.
Inicialmente o Elevador utilizava o vapor como força de tracção. Em 1907 procedeu-se à electrificação do sistema.
Em Fevereiro de 2002, tal como sucedeu com os Ascensores do Lavra, da Glória e da Bica, também eles propriedade da Carris, o Elevador de Santa Justa foi classificado como Monumento Nacional.
dn

Sem comentários: