Quem ontem, ao fim da manhã, passeava pelo Centro Cultural de Belém, em Lisboa, foi apanhado de surpresa pelo som groove libertado pelas "máquinas estrambólicas" que invadiram o átrio. Tambores com tubos de plástico, pneus gigantes e foles amplificadores? O que é isto?, perguntava-se. Eram os Tumbala que fizeram uma apresentação-relâmpago apenas para abrir o apetite para o espectáculo que está agendado para o último dia deste mês.
Este grupo musical é um dos destaques do festival CCB fora de Si, que pela terceira vez vai ocupar a instituição ao longo do Verão. Trata-se, explicou o director do CCB, Mega Ferreira, de aproveitar o fluxo de turistas na zona de Belém, captando-os para actividades que decorrem, na sua maioria, ao ar livre, "beneficiando do clima e fazendo de conta que não existe vento". Cada vez mais multicultural, o festival tem uma forte componente de artes de rua e de música do mundo. O orçamento é de 470 mil euros, dos quais 350 mil vêm do Turismo de Portugal.
O primeiro núcleo de programação, que se inicia já no dia 16, é dominado pelo jazz, com as activi- dades da Lisbon Jazz Summer School. Destaque para os concertos dos saxofonistas Branford Marsalis e Greg Osby.
Nos dois primeiros fins-de-semana de Agosto, a programação é dedicada à Ásia. O concerto de Susheela Raman, uma cantora britânica de origem indiana e a dança da japonesa Noe Tawara são alguns dos destaques.
O fim-de-semana de 14 a 16 de Agosto tem, pela primeira vez, um núcleo inteiramente dedicado aos jovens artistas portugueses com o projecto Belém Urbana . Espaço para ver, por exemplo, mais uma voz feminina, a de Catarina dos Santos, a performance Baile dos Candeeiros e o concerto da Tora Tora Big Band.
Finalmente, os dois últimos fins--de-semana são dedicados a África. O grupo musical do Niger Etran Finatawa e os Terrakota são dois dos nomes do programa. O festival termina a 29 de Agosto com um concerto de Seun Kuti, o mais novo dos filhos de Fela Kuti.
A programação completa inclui uma série de outros espectáculos, e ainda oficinas, sessões de cinema e diversos happenings que podem acontecer em qualquer espaço do CCB - por exemplo, os Retalhos em Viagem apresentados pelo Teatro do Frio. A maioria dos eventos tem entrada livre.
dn
Sem comentários:
Enviar um comentário