quarta-feira, 8 de julho de 2009

Sequenciado o quinto genoma humano

Cientistas da Coreia do Sul publicam hoje na revista científica "Nature" a quinta sequência completa de um genoma humano - análise que descodifica toda a informação genética contida no ADN de um indivíduo. O genoma pertence a uma pessoa de origem coreana, o que permitiu concluir pela primeira vez que os genes asiáticos são mais parecidos com os dos europeus do que com os africanos.
Até aqui estavam sequenciados os genomas de um chinês, os de James Watson - o cientista que desvendou a estrutura do ADN, de Graig Venter, dono de uma empresa de genética e o de um africano.
"O coreano tem informação detalhada sobre a estrutura do genoma humano e dados sobre uma nova etnia", comentou ao El País Xavier Estivill, director do programa de Genes e Doenças do Centro de Regulação Genética em Barcelona. "Ter um mapa descritivo de toda a variedade do genoma humano dá-nos ferramentas para entender a função dos genes em determinadas características individuais ou doenças", acrescentou.
Segundo o investigar, conhecer o genoma de um coreano ajuda também a compreender a ascendência e migrações relacionadas com a etnia. "Ao perceber que o africano difere mais que os europeus ou asiáticos permite perceber que a população africana é mais antiga e teve mais tempo para gerar diferenças", disse Estivill.
Segundo o trabalho, o genoma coreano tem 21% de polimorfismos de nucleótido simples (SNPs) únicos, sequências de ADN cuja variação ocorre num único nucleótido.
ionline

Sem comentários: